Nova pagina 1

 
 

 
Anoreg-SP AnoregSP
  PESQUISAR
  ANOREGSP
  Home
  Diretoria
  Estatuto
  Endereço
  ANOREG-SP ON-LINE
  Índice
  CONCURSOS
  Índice
  CLIPPING
  Índice
  FOTOS ANOREGSP
  Debate ISS
  Posse diretoria
  TRT Campinas
  Reunião Concursos
  Assembléia Geral
  Feirão da Caixa
  Projeto Desburocratização
  Regional São Carlos
  Jornadas Institucionais
  Palestra Secovi
  DIÁRIO OFICIAL
  On line
  Índice
  CGJ-SP
  CSM
  1ª e 2ª VRPSP
  LEGISLAÇÃO
  Municipal
  Estadual
  Federal
  TJSP
  Portal do Extrajudicial
  Diário da Justiça
  Normas de Serviço
  SERVIÇOS
  Endereços Anoregs
  Endereços cartórios
  ITCM
  CUB
  RADIONEWS
  Índice
  VIDEONEWS
  Índice
  SELOS
  Consulta
  TABELAS
  2008
  2007
 
  
 
 
 
 ANOREG-SP on-line  >>  Índice  >>  Notícia

São Paulo, 19/05/2008 - n.10

Comissão de Concursos: primeira reunião define a composição do grupo

No dia 25 de abril de 2008, às 14h, na sede da ANOREG-SP, teve início a primeira reunião da Comissão de Concursos da entidade, constituída para debater com toda a categoria propostas para as regras de acesso à atividade, bem como a mobilidade na carreira dos notários e registradores. 

Comissão de Concursos: primeira reunião define a composição do grupo
 
Comissão de Concursos: primeira reunião define a composição do grupo
 
Comissão de Concursos: primeira reunião define a composição do grupo

A posição da entidade a respeito dos concursos públicos é que a ANOREG-SP deve ser a caixa de ressonância das discussões internas, abrindo espaço para a discussão fraterna de todas as tendências e disposta a buscar o consenso para se chegar à forma mais adequada para o sistema, bem como para todos os usuários dos serviços prestados por notários e registradores, sociedade e administração pública.

O objetivo da comissão é criar uma proposta de funcionamento dos concursos para a outorga das delegações de notas e registro, para ser submetida à votação de toda a classe no Estado de São Paulo e, posteriormente, submetida aos demais colegas do Brasil, através da ANOREG-BR, e finalmente, ser apresentada ao Tribunal de Justiça de São Paulo para embasar discussões institucionais acerca do tema e auxiliar na construção de uma proposta legislativa de consenso.

A iniciativa de constituição de um grupo de trabalho para estudar a realização dos concursos teve êxito surpreendente, com a adesão de 41 notários e registradores de todo o estado de São Paulo, o que mostrou a efetiva necessidade desse debate. O grupo se reuniu, inicialmente, para definir a composição da comissão, que terá treze membros.

Todas as tendências representadas

A reunião foi coordenada pela presidente da ANOREG-SP Patricia André de Camargo Ferraz e pelo presidente da Comissão de Concursos, José Carlos Alves.

Comissão de Concursos: primeira reunião define a composição do grupo

Patricia Ferraz lembrou a importância dessa discussão não só para a entidade e para a categoria, mas também para o cidadão que espera contar com um sistema notarial e registral sólido e de excelência, o que só é possível mediante concursos transparentes e rigorosos. Falou também da seriedade da proposta da ANOREG-SP ao constituir um grupo de discussão sobre os concursos, de forma a congregar todas as tendências existentes a respeito do tema, visando alcançar o consenso e a legitimidade das propostas que serão feitas pela comissão.

Depois de três horas de debates em que todos os presentes puderam se manifestar chegou-se a um consenso quanto ao método de composição da comissão: quatro componentes de cada uma das duas tendências mais definidas na classe, a serem indicados por um de seus respectivos representantes e mais quatro indicados pela presidente da ANOREG-SP.

As duas tendências referidas defendem a realização dos concursos, porém com linhas distintas. Uma linha defende que os concursos devem se voltar para pessoas recém-saídas das faculdades de Direito. A outra defende que as regras dos concursos necessariamente deveriam levar em consideração a experiência daquele profissional que “cresceu”, física e tecnicamente nos serviços de notas e registros.

Os quatro componentes de cada tendência foram indicados, dentre os inscritos, por Robson de Alvarenga (notas/protestos, Buritama), e por José Carlos Alves (1º Protestos, SP).

Os inscritos e presentes à reunião aprovaram por unanimidade os indicados.

Composição da comissão

Ana Paula Frontini (Notas/Protestos, Jardinópolis), Robson de Alvarenga (Notas/Protestos, Buritama), Ana Luisa de Oliveira Nazar de Arruda (RC, Nhandeara) e Mario de Carvalho Camargo Neto (RC, Capivari), indicados por Robson de Alvarenga.

Oscar Paes de Almeida Filho (RC, Ribeirão Preto), Alfredo Cristiano Carvalho Homem (9º RTD, SP), Cláudio Marçal Freire (3º Protestos, SP) e Antonio Guedes Netto (26º RC, SP), indicados por José Carlos Alves.

Carlos Roberto Petrucelli (Notas, Diadema), Marcelo Salaroli de Oliveira (RC, Jacareí), Edno João Marion (Notas/Protestos, Batatais) e Reinaldo Velloso dos Santos (3º Protestos, Campinas), indicados por Patricia Ferraz.

Na ocasião da reunião, Cláudio Marçal Freire e Antonio Guedes Neto pediram seu afastamento dos trabalhos. Agora, tal como deliberado por unanimidade pelos inscritos, serão substituídos por outros representantes da mesma linha, a serem indicados por José Carlos Alves.

Tão-logo os nomes sejam definidos, será designada a data para início dos trabalhos do grupo.

“É notável o grau de amadurecimento político interno que estamos alcançando”, observou Patricia Ferraz. “Trazer tantas pessoas, com visões tão ricas, para o debate de um dos assuntos mais sensíveis dentro de nossa categoria, demonstra indiscutível determinação da classe em crescer a partir da união de esforços e da superação de divergências. Estou ansiosa pelos resultados”, concluiu.

 

   


   

Resolução Mínima de 1024x768 © Copyright 2008, Anoreg-SP