Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

II Simpósio de Direito Notarial e Direito Registral do Espírito Santo reúne 380 pessoas em Vitória

Publicado em: 26/08/2014
Fonte: CNB/SP / CNB/CF - Publicação: 25/08/2014


II Simpósio de Direito Notarial e Direito Registral do Espírito Santo reúne 380 pessoas em Vitória

 
Evento realizado na capital do Estado contou com palestras, debates e assinatura de convênio inédito com banco local para utilização da escritura pública.
 
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo (CNB/ES), em parceria com a Associação de Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Anoreg/ES) e com o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (Sinoreg/ES), realizou no dia 16 de agosto, no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, o II Simpósio de Direito Notarial e Direito Registral do Espírito Santo. Entre notários, registradores e colaboradores, 380 pessoas compareceram ao evento, esgotando-se as vagas 15 dias antes do Simpósio.
 
Confira aqui o álbum de fotos do evento. 
 
Logo na abertura do Simpósio, o deputado Lelo Coimbra justificou seu apoio a classe. “Os notários estão usando sua atividade com força, vigor e responsabilidade, por isso, temos o dever de apoiá-los.” Já o deputado Ismael Almeida, se colocou a disposição dos notários e registradores capixabas. “O segmento extrajudicial ajuda as pessoas a realizarem seus sonhos”, declarou. O presidente do CNB/CF destacou a importância da presença de jovens notários e registradores na atividade e conclamou a todos a se engajarem na atividade social do notário. “Nós, notários e registradores, precisamos desenvolver mais nosso lado humano, pois só assim conseguiremos fazer com que a sociedade compreenda a importância do serviço extrajudicial”, afirmou Ubiratan Guimarães.
 
Foi feita uma homenagem a todos os palestrantes e componentes da mesa de abertura, que receberam uma comenda em agradecimento à suas presenças e ao trabalho em prol do sistema extrajudicial. Logo em seguida o notário Rodrigo Reis, na condição de presidente do CNB-ES, assinou uma parceria inédita com representantes do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) um convênio com a finalidade de que os instrumentos particulares de financiamento com força de escritura pública possam ser todos lavrados por escritura pública, o que além de trazer segurança jurídica ao Banco e a seus clientes, dará maior agilidade aos processos de financiamento bancário, pois o registro imobiliário se dará com maior rapidez e menos notas de exigências.
 
Foi feita uma homenagem a todos os palestrantes e componentes da mesa de abertura, que receberam uma comenda em agradecimento à suas presenças e ao trabalho em prol do sistema extrajudicial. Logo em seguida o notário Rodrigo Reis, na condição de presidente do CNB-ES, assinou uma parceria inédita com representantes do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) um convênio com a finalidade de que os instrumentos particulares de financiamento com força de escritura pública possam ser todos lavrados por escritura pública, o que além de trazer segurança jurídica ao Banco e a seus clientes, dará maior agilidade aos processos de financiamento bancário, pois o registro imobiliário se dará com maior rapidez e menos notas de exigências.
 
A palestra seguinte foi proferida por Carlos Fernando Brasil Chaves, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), que abordou o tema “Alienação Fiduciária e suas repercussões práticas para o notariado”. Com uma linguagem simples e dinâmica, o 7º Tabelião de Campinas falou sobre a relevância dos cartórios na sociedade. “Os sistemas notarial e registral estão presentes nos momentos mais importantes da vida de uma pessoa. Nascimento, emancipação, pacto antenupcial,  divórcio, testamento, óbito e inventário são todos procedimentos realizados em cartórios e é nisso que percebemos a importância dos registradores e tabeliães na sociedade”, declarou. No debate após a palestra, a presidente da seccional Bahia do Colégio Notarial do Brasil (CNB/BA), Emanuelle Perrotta, compartilhou experiências de aprendizado de congressos anteriores. “Acredito que a sabedoria adquirida durante um Congresso, com a troca de conhecimentos, é maior do que a bagagem adquirida após ler um livro”, concluiu.
 
O Diretor do Sindicato Patronal das Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, Luiz Antônio Werner, ministrou a palestra “Novas tecnologias para os serviços notariais e registrais e seus usuários”. “Para informatizar um cartório e garantir que o sistema tenha um bom funcionamento é preciso mais que um computador e um programa, é preciso um operador especializado, computadores de qualidade, infraestrutura adequada e softwares oficiais”, afirmou. O palestrante também falou sobre novos softwares para celular e plataformas colaborativas, que podem ajudar e trazer celeridade aos processos futuramente.
 
A penúltima palestra com o tema “O Registro Eletrônico e o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter)” foi ministrada por Luiz Orlando Rotelli Rezende, gerente do Projeto de Rede de Gestão Integrada de Informações Territoriais da Receita Federal do Brasil. O palestrante apresentou o Sinter, que objetiva atualizar e simplificar os procedimentos realizados em cartório, além de fazer uma troca de dados entre o Governo Federal e os registros imobiliários, procedimento que facilitará o trabalho de ambos. “É importante contar com os registradores e notários como atores protagonistas deste processo,” declarou Luiz Orlando. Um dos exemplos de mecanismos que poderão ser utilizados por tabeliães e registradores é a consulta do CPF ou CNPJ utilizando o nome da pessoa ou empresa.
 
O presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Mário Camargo de Carvalho Netto, foi o responsável por ministrar a última palestra do Simpósio. Com o tema “Vantagens da postecipação do pagamento no Cartório de Protestos de Títulos e outros documentos de dívida”, o palestrante ressaltou as vantagens e desvantagens do protesto em cartório e apresentou diversas propostas para atrair mais clientes aos Tabelionatos. “Ao tornar gratuito o protesto para micro e pequenos empresários – com as custas pagas exclusivamente pelo devedor – democratizaremos o serviço de protesto”, concluiu. O presidente da Anoreg/SP também destacou a importância de aderência e divulgação de novas tecnologias, como o aplicativo do IEPTB, que permite a consulta de CPFs diretamente por celulares e tablets.
 
Para a jovem Bianca Silva de Azevedo, estagiária do 1º Ofício da Segunda Zona do município de Serra, a realização do II Simpósio é muito importante, pois no cartório o aprendizado abrange uma área muito restrita. “Aqui foram tratados vários tipos de serviço, abrangendo uma área muito maior e enriquecendo nosso conhecimento”, afirmou. Já Gabriela Moraes, atendente do 1º Ofício de Cariacica, se identificou com a palestra sobre alienação fiduciária e acredita que o conhecimento obtido no Simpósio não será restrito apenas ao seu trabalho. “Trazemos o aprendizado não só para nossa vida profissional, mas para a vida pessoal também,” concluiu.
 
A Oficiala Maria Virgínia, do Registro de Imóveis da cidade de Laranja da Terra, aprovou o fato do Simpósio ter sido realizado no Espírito Santo, pois quando esses eventos são realizados em outros estados, há muita dificuldade de acesso. “Por mais que seja rápido e que desejemos que o evento dure por mais alguns dias, sempre há uma informação nova ou um novo procedimento. O contato com os colegas de classe é a melhor parte, pois podemos compartilhar dúvidas sobre problemas que geralmente são os mesmos em várias serventias,” declarou. Para o auxiliar de escrevente do 1º Ofício da Segunda Zona da Serra, Bruno Laurentino, “o Simpósio mostrou a importância dos serviços notariais e registrais, que não são simplesmente bater carimbos, mas tem uma importância crucial para toda a sociedade,” ressaltou. Já para o Substituto do 1º Registro de Imóveis de Cariacica, Patrick Gomes, os simpósios deveriam ser feitos com mais frequência. “Gostei muito das palestras e debates. É muito importante reunir a classe para debatermos certos temas e oxigenar as ideias”, afirmou.
 
Para o presidente do CNB/ES, o sucesso do evento se deu devido ao foco na qualidade dos palestrantes e na divulgação ampla no interior do Estado, com o auxílio da Anoreg/ES, Sinoreg/ES, e IEPTB/ES. “Parabenizo a todos que trabalharam de alguma forma para a realização desse II Simpósio. No ano de 2015 teremos outro e já estão todos convidados,” declarou Rodrigo Reis.
 
Ao final do evento foram sorteados livros acerca dos temas notariais e registrais e servido um coffee-break a todos os convidados.
Voltar