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Atendimento acessível ao surdo

Publicado em: 29/07/2016
No total, 1541 cartórios do estado de São Paulo oferecem, desde janeiro, atendimento em Libras via teleconferência aos usuários surdos. O serviço é acionado pelo atendente do cartório, que, por meio de login e senha, entra em contato com o intérprete para que ele faça a intermediação do atendimento via internet.
 
Por iniciativa dos cartórios e por meio de suas entidades representativas (CNB/SP, ANOREG/SP, CNB/CF, Arisp, ARPEN/SP e IEPTB/SP), o projeto foi implantado para tornar mais objetiva a prestação de serviços às pessoas surdas, que agora têm maior autonomia para utilizar os serviços oferecidos.
 
“O sistema de Libras quebra barreiras antes existentes para a comunicação das pessoas surdas que necessitavam de serviços oferecidos pelos cartórios”, diz Andrey Guimarães Duarte, presidente do Colégio Notarial do Brasil – São Paulo.
 
A iniciativa demonstra a busca constante das atividades extrajudiciais por novas tecnologias que promovam a inclusão e a melhor experiência dos cidadãos. “Ao presenciar o atendimento da pessoa surda no cartório por meio do sistema de Libras, fica muito clara a satisfação dos dois lados: o usuário consegue esclarecer suas dúvidas e o funcionário pode oferecer um atendimento completo sem dificuldades”, diz o presidente.
Fonte: Revista D+
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