7ª semana

Anoreg/SP na Estrada visita cartórios de Bauru e Jaú em sua sétima semana

Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, o projeto “Anoreg/SP na Estrada” entrou em sua sétima fase. Nesses três dias, a associação percorreu mais de 1.000 km e visitou seis cartórios da região de Bauru e Jaú.

Na segunda-feira, 13 de fevereiro, deixamos São Paulo com destino a Bauru. O munícipio é considerado o mais populoso do Centro-Oeste paulista, com cerca de 380 mil habitantes, e fica a 300 km de distância da capital.

Devido à longa distância entre as cidades, não houve visitação de cartórios na segunda-feira.

No começo da noite, o curso Gestão, Qualidade e Prática foi realizado na cidade e contou com grande adesão de colaboradores dos cartórios da região. A etapa foi a segunda com mais participantes desde o início do treinamento.

Bauru

Iniciando a terça-feira, 14 de fevereiro, a primeira visita foi ao Terceiro Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Bauru. O titular Demades de Castro também é o atual vice-presidente da Anoreg/SP.

Ele elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela associação de conhecer as diferentes realidades das serventias paulistas e, através disso, poder analisar o que pode ser melhorado.

Logo em seguida, seguimos até o Primeiro Tabelionato de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Bauru, sob titularidade de Carlos Felício desde 1982.

O oficial nos contou que já percebe uma adesão por parte da população aos atos eletrônicos. Ele entende que esse é um “caminho sem volta”, algo similar ao que aconteceu no sistema bancário.

Carlos também elogiou a realização do curso Gestão, Qualidade e Prática em Bauru e pediu que eventos dessa natureza sejam realizados com uma frequência maior na região.

“Eles são importantíssimos. Servem para atualizar nossa carreira e também passar informações novas para nossos colaboradores”, disse.

Encerrando o dia, a última visita foi ao 1º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica, do titular José Alexandre.

O oficial contou que a população ainda desconhece a importância dos cartórios.

“A falta de conhecimento por parte do público sobre a função do registrador e dos serviços prestados pelo Registro de Imóveis ainda é uma grande dificuldade. Muitas pessoas ainda enxergam os cartórios como algo burocrático, que só serve para bater carimbo. O significado que existe por trás disso tudo é amplamente desconhecido. A mídia não informa muito isso e as faculdades também”, critica.

José Alexandre vê a classe extrajudicial muito desunida e entende que os encontros presenciais, que eram realizados antes da pandemia de Covid-19, poderiam retornar para tentar justamente pregar essa união.

“Precisa-se, urgentemente, de uma união maior. Um entrosamento entre as diversas naturezas e um diálogo maior com a sociedade”, pontua.

Jaú

Na manhã de quarta-feira, 15 de fevereiro, deixamos Bauru com destino a Jaú. O município fica a 295 km da capital paulista e tem população estimada em 150 mil habitantes.

A cidade é um importante polo de desenvolvimento industrial e agrícola, destacando-se pela quantidade de fábricas de sapatos femininos, sendo conhecida como a “capital do calçado feminino”.

Mais tarde, o curso Gestão, Qualidade e Prática seria realizado na cidade.

Focamos em visitar os cartórios de Jaú na quinta-feira, 16 de fevereiro. A primeira serventia visitada da cidade foi o 1º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Jaú, sob titularidade de Regiane Apolinário Garcia.

“Gostaríamos que fossem realizamos mais cursos presenciais aqui na região. Quando soubemos que a Anoreg/SP iria fazer aqui ficamos muito contentes. Eles são importantes para a formação dos funcionários. Além disso, esses cursos são capazes de unir a classe. Muitas vezes não conhecemos os colaboradores das outras serventias da cidade, e ali poderia ser uma chance desse encontro acontecer”, conta.

Após a visitar ser encerrada, atravessamos a cidade e paramos no Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Jaú, sob titularidade de Izolda Andrea Ribeiro.

A oficial rasgou elogios ao curso Gestão, Qualidade e Prática.

“É uma iniciativa grandiosa. Vai ajudar muito a mudar a cara do cartório tanto para a pessoa que vem de fora quanto para os funcionários. Aqui, nós sempre participamos dos cursos promovidos pelas entidades de classe, buscando sempre trazer uma prestação de serviço qualificada à população”, elogia Izolda.

Encerrando a semana, mais curta por conta do feriado de carnaval, fizemos uma rápida visita ao 2º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Jaú, de titularidade de Carlos Alberto Bello.