11ª semana

‘Anoreg/SP na Estrada’ chega em sua décima primeira semana e visita cartórios da região de Penápolis e Birigui

A décima primeira semana do projeto ‘Anoreg/SP na Estrada', realizado pela Associação dos Notários e Registradores de São Paulo (Anoreg/SP), aconteceu entre os dias 17 e 18 de abril. Durante os dois dias de viagem,  quatro cartórios foram visitados ao longo dos mais de 1.000 km percorridos.

O objetivo da iniciativa é conhecer as diferentes realidades dos cartórios espalhados pelo estado de São Paulo. Desta vez, nossa equipe explorou as cidades de Penápolis e Birigui

 

Penápolis

Na segunda-feira, 17 abril, saímos de São Paulo com destino a Birigui. São mais de 500 km que separam uma cidade da outra. No caminho, fizemos uma parada para conhecer Penápolis.

O município, que fica a 45 quilômetros de Birigui, possui pouco mais de 60 mil habitantes. A agroindústria canavieira, a pecuária e as lavouras de café são a base da economia do município. Às margens do Rio Tietê, Penápolis também conta com diversos museus, parques e muitos outros atrativos turísticos para quem visita a região.

Na ocasião, visitamos o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Penápolis, com 17 funcionários, e média de 17 mil atos por mês.

De acordo com José Antônio Duarte, titular da serventia, os desafios fazem parte do dia a dia no cartório. A principal dificuldade apontada por ele é que nem sempre a população entende os serviços prestados ou conhece os procedimentos do cartório. 

“Praticamente metade dos atos que aparecem por aqui vêm com alguma coisa faltando. Por isso, a gente procura sempre instruir o pessoal”, conta.

Wagner Garcia, colaborador do cartório, vê com bons olhos a aproximação da Anoreg/SP com os cartórios mais afastados da capital. 

“Ano passado, por exemplo, vimos que os cursos estavam apenas na capital. A gente até pensava em separar um dia para ir até lá. E agora, com esse projeto de espalhar a informação para o estado inteiro, é bem interessante”, diz Wagner.

O titular José concorda. “Ficou muito bom. Foi muito bem pensado. Aqui do meu cartório vai praticamente todo mundo. Então foi uma alteração boa, bem estudada”, afirma.

Após deixarmos Penápolis, seguimos viagem por mais 40 minutos com destino a Birigui, onde, no final da tarde, seria realizado o primeiro dia do curso Gestão, Qualidade e Prática.

 

Birigui

Após o primeiro do curso de Gestão, Qualidade e Prática, a terça-feira (18) foi dedicada para visita aos cartórios de Birigui. Com pouco mais de 120 mil habitantes, o município está a 510 km de São Paulo. 

Destaca-se como a capital latina do calçado infantil por ser o maior polo industrial da América Latina especializado neste segmento. No total, a cidade conta com quatro cartórios, dos quais três foram visitados pela equipe da Anoreg/SP. 

A primeira serventia visitada foi o Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Birigui. O titular interino, Ronaldo Adriano Flauzino, e Rafael Mussi, responsável pelos cuidados com a LGPD do cartório, nos receberam. São 29 funcionários e média mensal de quatro mil atos.

Tanto para Ronaldo, quanto para Rafael, o principal desafio atual do cartório é garantir a conformidade com a LGPD. “Nós temos vivido aqui a finalização da implementação do Provimento 134. E, para isso, estamos contando com uma equipe jurídica e com uma equipe tecnológica, que tem nos auxiliado nas direções corretas para fazer sempre o melhor”, disse Rafael.

Em seguida, foi a vez de visitar o 1º Tabelião de Notas e Protestos de Letras e Títulos de Birigui. A titular Creusa Aparecida Romancine nos recebeu e apresentou as dependências da serventia, que conta com 20 funcionários e média mensal de 11 mil atos.

Por fim, conhecemos o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Birigui, onde conversamos com o substituto Norberto Bócca Cruz. São seis funcionários na serventia, que tem média mensal de dois mil atos. 

Para Norberto, apesar de Birigui ser uma cidade pequena, a população recebe bem os serviços eletrônicos prestados pelo cartório. “Hoje em dia, mais de 60% do nosso serviço é todo eletrônico. O pessoal até evita vir ao cartório e prefere fazer tudo através do site”, afirma.

“O que eu vejo de dificuldade é mais com relação a ligação digital entre os cartórios. Acredito que se os sistemas dos cartórios estivessem eletronicamente interligados seria ótimo”, conta.

Com a visita finalizada, a equipe da Anoreg/SP encerrou seus trabalhos da semana. No fim do dia, aconteceu o segundo dia do curso Gestão, Qualidade e Prática em Birigui.