13ª semana

Em sua décima terceira semana, Anoreg/SP na Estrada percorre cartórios de Presidente Epitácio, Adamantina e Presidente Prudente

O Projeto ‘Anoreg/SP na Estrada', realizado pela Associação dos Notários e Registradores de São Paulo (Anoreg/SP), chega em sua décima terceira semana. Entre os dias 15 e 20 de maio, 14 cartórios receberam visitas da Associação e mais de 1.400 km foram percorridos para explorar oito cidades: Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Adamantina, Flórida Paulista, Dracena, Inúbia Paulista, Lucélia e Presidente Prudente.

O objetivo da iniciativa é conhecer as diferentes realidades dos cartórios espalhados pelo estado de São Paulo e levantar as principais curiosidades e experiências vividas pelos cartórios. É uma forma de aproximar a entidade de seus associados, reforçando sua imagem como entidade representativa dos cartórios extrajudiciais de São Paulo.

Presidente Epitácio

Devido à longa distância, não houve visitação de cartórios na segunda-feira. No entanto, no começo da noite, o curso Gestão, Qualidade e Prática foi realizado em Presidente Epitácio. 

Na terça-feira (16/05), o Cartório de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica com Anexo de Tabelião de Notas recebeu nossa visita. Fomos recebidos pelo titular Cassimiro Dias de Almeida e pelo substituto Paulo Antonio Duenhas. A serventia possui 21 funcionários e média mensal de 3.500 atos.

De acordo com Cassimiro, é muito interessante iniciativas como a do curso, que levam para o interior treinamentos voltados para aperfeiçoamento das serventias extrajudiciais. “Gostei muito desse curso e acredito que atitudes desta natureza trarão muitos benefícios para toda a categoria de notários e registradores”, afirma.

Para o titular, a serventia tem uma boa relação com a população de Presidente Epitácio. “Procuramos atender a todos da melhor forma possível, prestando um serviço de excelência, transparência e com a segurança jurídica necessária", detalha.

No final da noite, o curso Gestão, Qualidade e Prática foi concluído na cidade. O treinamento, que abriu a última semana da agenda de maio, contou com a presença de 22 pessoas de três cartórios diferentes da região.

Presidente Venceslau e Adamantina

A quarta-feira começou com viagem. Deixamos Presidente Epitácio e percorremos 35 quilômetros em direção a Presidente Venceslau – cidade com cerca de 40 mil habitantes.

Na cidade, visitamos o Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Presidente Venceslau, sob titularidade de Dirceu Duenhas Junior, com 10 funcionários e média mensal de 1.500 atos.
 
Segundo Dirceu, o dia a dia na serventia é bem tranquilo, com bastante aceitação da população de Presidente Venceslau. “Nossos maiores desafios são com relação a atilização”, revela. “Como está ocorrendo uma mudança bastante acelerada da informatização e do crescimento dos serviços eletrônicos, às vezes nos sentimos um pouco inseguros em como lidar com essa nova situação”, explica. 

No entanto, ele reforça que a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo tem tornado mais fácil o processo de lidar com esse desafio. “Com o curso de gestão, temos mais segurança e conforto nos procedimentos e no dia a dia”, conta.

De lá, seguimos viagem por mais 125 quilômetros com destino a Adamantina. Adamantina fica a 582 quilômetros da capital e possui cerca de 35 mil habitantes.  

Na cidade, visitamos o Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Adamantina, sob titularidade de Ademar Luís Virgílio, com 11 funcionários e média mensal de 2700 atos.

Segundo Ademar, que é titular desde 1992, o principal desafio enfrentado enquanto titular de cartório é a necessidade de constante atualização. “Saem coisas novas todos os dias, por isso precisamos estar sempre bem informados", explica. “Mas é um cartório tranquilo, que eu conheço por completo e que caminha bem”, relata.
Para ele, os serviços digitais, como o e-Notariado, só vêm para somar. “As coisas saem mais rápido. Hoje, uma certidão não leva mais que cinco minutos para ficar pronta. É tudo quase que imediato”, revela. 

À noite, a etapa de Adamantina do curso Gestão, Qualidade e Prática foi iniciada. O treinamento contou com a presença de 19 pessoas de 6 cartórios diferentes da região.

Flórida Paulista, Dracena, Inúbia Paulista e Lucélia

Na quinta-feira, o dia começou cedo. Quatro cidades da região receberam visitas, a começar por Flórida Paulista, que fica a 16 quilômetros de distância de Adamantina e possui cerca de 16 mil habitantes.

Por lá, conhecemos o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, Interdições e Tutelas e Tabelião de Notas da Sede da Comarca de Flórida Paulista. Fomos recebidos por Luís Henrique Virgilio, titular da serventia. Ele conta que são 3 funcionários que compõem a equipe e que o cartório possui média mensal de 1.300 atos.

Para Luís Henrique, ainda que Flórida Paulista seja uma cidade pequena, há uma grande movimentação. “Como aqui tem cartório de notas, acabo sendo bastante procurado”, revela. “Por isso o desafio acaba sendo atender sempre com excelência. Em cidades do interior, atendemos muitos amigos que buscam a gente por confiança. Então eu tento sempre retribuir da melhor forma e trazer mais agilidade para eles”, conta.

Diante desse desafio, ele acredita que o papel da Anoreg/SP é essencial. “Eu acompanho bastante os boletins e vejo que o trabalho da Anoreg está sendo fundamental para os cartórios. Leio sempre os informativos também. E isso contribui bastante para mim e para a serventia”, explica.

Depois da conversa com Luís, seguimos para Dracena. São 46 quilômetros que separam as duas cidades. Dracena é uma cidade localizada a 650 quilômetros da capital, possui cerca de 50 mil habitantes, com economia baseada na agropecuária e tem o artesanato como uma das principais formas de expressão cultural dracenense.

Em Dracena, foi a vez de conhecer o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais de Dracena, sob titularidade de Dóris Alessi, que ocupa a posição há 15 anos. Ela conta que a serventia possui 5 funcionários e média de 5 mil atos por mês.

“Temos um balcão muito forte, nosso dia a dia é bastante movimentado. Mas muitas vezes os clientes não conhecem os termos técnicos do cartório e não conseguem passar para a gente o que eles querem”, conta a titular Dóris.

Ela reforça que, diante desse desafio, iniciativas da Anoreg/SP de aproximação com os cartórios distantes da capital são ainda mais necessárias. “Eu achei excelente a ideia da Anoreg/SP, porque geralmente os cursos são em São Paulo. No interior, é muito difícil de ter. Por isso, fiz questão de participar. É nosso dever participar e prestigiar. Espero que venham mais cursos e que venham para Dracena também”, alega.

Em segunda, saímos de Dracena e fomos em direção à Inúbia Paulista. Conhecemos o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Inúbia Paulista. Fomos recebidos pelo titular, Helber de Santi, que nos contou que a serventia possui apenas 1 funcionários e tem média mensal de 500 atos.

Segundo Helber, por estar localizado em uma cidade com 4 mil habitantes, o cartório é bem pacato. Por isso, de acordo com ele, não há muita adesão da população aos serviços digitais. “Eu faço cerca de 2 atos eletrônicos por mês, principalmente escrituras das cidades vizinhas. Aqui na cidade não há procura para atos eletrônicos. É uma cidade com muitos idosos, que são um pouco avessos a tecnologia”, afirma.

Ele vê com bons olhos a aproximação da Anoreg/SP com cartórios pequenos e afastados da capital. “Estou há 10 anos aqui e essa é a primeira visita de alguma associação”, conta. “Ou seja: a maioria das associações não sabe a realidade do interior. Então acho positivo que as associações comecem a olhar para o interior de forma difernte”, diz.

Após o almoço, fomos para Lucélia, a 8 quilômetros de distância, e visitamos dois cartórios. O primeiro foi o Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Lucélia, sob titularidade de Júlio César Moro, com 4 funcionários e média mensal de 750 atos.

De acordo com ele, as iniciativas da Anoreg/SP com foco nas serventias do interior, em especial no oeste paulista, são louváveis. “Muitas vezes o interior era esquecido. E iniciativas como essas nos dão confiança em saber que as associações estão próximas do interior, que existe uma preocupação com a gente”, conta. 

Em seguida, conhecemos o Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Lucélia, sob titularidade de Anderson Garcia Cirilo, desde 2015. A serventia possui 4 funcionários e média de 1.400 atos por mês. 

Para Anderson, a pandemia trouxe dificuldades ao cartório. “Antes da pandemia, o cartório produzia bem, tanto em Notas, como em Protesto”, conta. “Mas a pandemia atrapalhou muito. Hoje, estamos tendo alguns avanços e estamos voltando a ter o rendimento de antes da pandemia, mas ainda assim está complicado”, explica.

No entanto, os atos digitais têm tornado os processos mais fáceis. “O e-notariado faz o serviço girar, traz uma praticidade que facilita bastante. É uma plataforma que funciona de forma perfeita, não dá erro. Então só tenho que elogiar”, diz.

Depois da visita, voltamos para Adamantina, onde, ao final da noite, o curso Gestão, Qualidade e Prática seria concluído. 

Presidente Prudente

A sexta-feira começou na estrada. Percorremos 100 quilômetros com destino a Presidente Prudente. Na cidade, 6 cartórios receberam visitas da Anoreg/SP.

Começamos o dia de visitas pelo 3º Tabelião de Notas e Protesto de Títulos de Presidente Prudente. Na ausência da titular Bruna Carla Cunha Melo, conversamos com o substituto Reginaldo Gonçalves. Ele conta que a serventia possui 35 funcionários e tem média de 18 mil atos por mês. “Parabéns pela iniciativa e venham mais vezes”, diz.

Em seguida, fizemos uma rápida visita ao 1º Oficial de Registro de Imóveis e Civil de Pessoas Jurídicas de Presidente Prudente. Na ausência do titular Levy Mário Celestino, o substituto Yoshihiro Tomiyoshi nos apresentou as dependências da serventia. De acordo com ele, são 18 funcionários e média mensal de 3 mil atos.

Dalí, seguimos para o 2º Tabelião de Notas e Protesto de Títulos de Presidente Prudente, sob titularidade de André Machado de Souza, com 9 funcionários e média mensal de 4.200 atos. André explica que o grande desafio é fazer o cartório ser reconhecido pela população de Presidente Prudente. “Precisamos nos fazer presente na sociedade. Nosso desafio agora é aumentar o portfólio de clientes e crescer junto da cidade”, diz.

Ao mesmo tempo, a serventia e a população se adaptaram bem aos atos digitais. And´estima que 50% das escrituras lavradas na serventia tem algum ato digital. "Às vezes o ato não é 100% digital, mas é híbrido. Pelo menos a coleta de uma assinatura acontece de forma online”, revela. “Até porque fazemos muitas escrituras de incorporadoras e de loteamentos, então os responsáveis legais muitas vezes não estão aqui e acabam assinando eletronicamenrte”, completa.

De lá, partimos para mais uma visita – a quarta do dia. Conhecemos o 4º Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos de Presidente Prudente. Fomos recebidos pelo titular, Selmo José Chromeck da Silva, e seus dois substitutos: Simone Chromeck e Selmo Chromeck Júnior. Eles contam que a serventia possui 22 funcionários e tem média de 13 mil atos por mês.

Em seguida, conhecemos o 1º Tabelião de Notas e Protesto de Títulos de Presidente Prudente, sob titularidade de Thiago de Moraes Castro, 30 funcionários e média de 12 mil atos por mês. Thiago explica que o grande desafio à frente do cartório é ter a mentalidade de um empreendedor, que ele acredita ser fundamental na gestão.

“Eu não tinha essa visão, mas o tabelião tem que ser um empreendedor, tem que entender que isso é uma empresa, tem que pensar em processos, gestão de pessoas e jornada do cliente. E o curso da Anoreg/SP pode ajudar muito nisso”, diz.

Para encerrar o dia de visitas, conhecemos o 2º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Presidente Prudente. Fomos recebidos pelos substitutos: Leandro da Silva Fernandes e Gilmar Miguel Uberti Minuzzi. A serventia possui 33 funcionários, média mensal de 4.500 atos e está sob titularidade de Márcio Minuzzi de Medeiros.

No dia seguinte, no sábado, o curso Gestão, Qualidade e Prática encerrou a agenda de maio. O treinamento contou com a presença de 39 pessoas de 11 cartórios da região.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/SP