Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Clipping - Jornal Nacional (TV Globo) - Número de nascimentos no país cai pela primeira vez desde 2010, diz IBGE

Publicado em: 16/11/2017
Também caiu o número de casamentos, mas o de divórcios aumentou. Pesquisa diz ainda que cresceram as mortes por quedas entre idosos.


 
O registro de nascimentos no ano passado, no Brasil, foi o menor registrado desde 2010. O IBGE divulgou, nesta terça-feira (14), as estatísticas do Registro Civil.

Rafaela, Lucas, Ayla e Gabriel nasceram há menos de 24 horas. Chegaram ao mundo cercados de tanto amor que é difícil traduzir em palavras.

Marcos Miguel nasceu nesta terça-feira (14), às 14h06, na Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, que pertence à prefeitura do Rio.

Todos os meses, em média, a maternidade registra 500 nascimentos, seis mil ao longo de um ano. Parece um número expressivo, mas, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE, o número de nascimentos vem caindo em todas as regiões do país.

Foi a primeira queda no registro de nascimento de brasileirinhos desde 2010. E, se depender de algumas dessas mães, o número de nascimentos vai continuar diminuindo.

“Parei por aqui, é o meu primeiro e último”, diz uma mãe.

A Áurea ainda não é casada. Mas o pai de Marcos Miguel já prometeu: no início do ano que vem eles estarão no altar.

A pesquisa do IBGE também mostrou que menos casais tomaram a decisão de Marcos e Áurea. O número de casamentos recuou quase 4% entre 2015 e 2016. Na mão inversa, no mesmo período, os divórcios subiram quase 5%.

Outro número preocupante é o aumento de 35% nas mortes não naturais entre idosos nos últimos 10 anos. Especialistas dizem que esse crescimento foi causado, na maioria, por quedas.
A dona Lúcia Maria levou um susto: em outubro, aos 68 anos, ela quebrou o fêmur no início da festa de aniversário da neta.

“Chamaram a ambulância. Eu disse: a única coisa que eu não quero é que parem a festa”, contou a aposentada.

Não deu nem tempo de tirar fotos com a pequena Sara, que vão ficar para o ano que vem.

“Graças a Deus eu estou me recuperando muito bem”, disse.

Clique aqui e confira o vídeo.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo
Voltar