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Terceira turma do Treinamento Prático da Caravana da Proteção – Etapa São Paulo reúne 90 pessoas 

Publicado em: 02/07/2019
Campanha “Cartórios. Quem Protege Você” percorrerá Santos, São José do Rio Preto, Marília, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos para capacitar equipes de atendimento
 
Nesta segunda-feira (01.07), aconteceu na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), em São Paulo, mais uma edição do Treinamento Prático da Caravana da Proteção, iniciativa das seis entidades paulistas do segmento extrajudicial, Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP). O curso, que aconteceu pela terceira vez na Capital, foi dirigido para substitutos e funcionários líderes das equipes, que disseminarão a campanha interna da proteção em suas unidades.


 
O treinamento teve início com a apresentação da psicóloga e consultora de pessoas, Pamella Kazantzis sobre Cultura Organizacional e Reputação. Definindo cultura como “conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos e costumes que distinguem um grupo social”, Kazantzis afirmou que esta tem o poder de unir e, no caso das empresas/instituições, precisa ser alinhada com as leis, com a linguagem, com os comportamentos e com as expectativas das pessoas. “Cultura é o que nos une. É um modo de vida. O que a gente faz todo dia e está incorporado em um grupo particular, num determinado tempo”, falou.


 
Sobre reputação, Kazantzis destacou o poder de blindar crises, facilitar e dificultar os negócios. “A reputação é uma pré-requisito para dar certo ou dar errado. Precisamos criar um storymaking (uma boa história), baseada nos valores que os cartórios já possuem e, em seguida, comunicar. A comunicação é a chave do sucesso, se ela não existir, o outro não fica sabendo e você não ganha reputação”, finalizou Kazantzis, explicando que os cartórios precisam mostrar para população o significado de proteção, essa verdade precisa estar na essência de cada colaborador.  
 
Em seguida, a apresentação da Campanha foi realizada pela executiva e CSO da To Be Good, Ester Krivkin, que mostrou a opinião da sociedade em relação aos cartórios. “A sociedade acredita que os cartórios são lentos, burocráticos e caros. Em resumo, um “mal necessário”, que atravanca a vida das pessoas”, disse.
 
Krivkin explica que apesar dessa negatividade, os cartórios são bem avaliados no quesito instituição. “Uma pesquisa realizada em 2015, pelo Datafolha, revelou que os cartórios são a instituição mais confiável do Brasil para 88% dos entrevistados. A To Be Good também fez um levantamento detectando que 66,4% das pessoas utilizam os cartórios para se sentirem seguras e protegidas”. Essas pesquisas foram utilizadas para formar o slogan da campanha “Cartórios. Quem protege você.”.
  


“As pessoas buscam nos cartórios proteção para seus acordos financeiros, para compra e venda de bens, para atestar sua identidade, entre outros. Porque a proteção dada pelos cartórios é maior que todos os “defeitos” atribuídos ao segmento”, falou Krivkin. Para a executiva, a alternativa é mostrar à sociedade os inúmeros benefícios que a atividade promove no País diariamente. “Vamos treiná-los e engajá-los para que vocês sejam replicadores desta verdade para seus clientes. O próximo passo é atingir a população com uma campanha publicitária que será veiculada em todo o Estado de São Paulo”.
 
A palestra “Cultura de Atendimento. Entregando a promessa da sua marca” foi ministrada por Marcia Oller, diretora da MK5. Oller mostrou que os clientes podem apresentar diferentes personalidades, são elas: intrapessoal, interpessoal, lógica, linguística, espacial, digital e musical. “Independentemente da personalidade, todo cliente espera ser atendido com atenção, respeito, informação, rapidez e experiência. O que ele mais valoriza é ser atendido por uma equipe de qualidade e que entregue um serviço diferenciado, além de ser simples, personalizado e divertido”.


 
Já em relação aos colaboradores, Oller definiu em três tipos: interesseiro, interessado e interessante. “O interesseiro sempre vai fazer um serviço mal feito, o interessado vai fazer o serviço certinho, já o interessante vai fazer além. No caso dos líderes, eles precisam ter a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”, enfatizou.
 
Para finalizar, Oller trouxe um recado de Edmour Saian, especialista em Marketing pela FGV/S. “O bom líder é aquele que ouve para entender as dificuldades da equipe, comunica com clareza o que deseja, acompanha a evolução do colaborador, reconhece quando há necessidade de intervir tanto positivamente como negativamente e aplaude não só os progressos e conquistas, mas todas as tentativas de acerto”.
 
Além do treinamento, os presentes terão acesso a um game que utiliza experiência imersiva, gibi, e-book e áudio-book como ferramentas de apoio. Clique aqui e saiba mais sobre o Game Pills.
 
 


Confira alguns depoimentos dos participantes:
 
“A campanha “Cartórios. Quem protege você” é o que a classe já buscava - melhoria da imagem dos cartórios perante a população. Com ela, vamos resgatar o orgulho de fazer parte da atividade extrajudicial”, declarou Eberti Simão Neves, escrevente do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas de Arujá.
 
“Eu já trabalho na área há 30 anos e sempre escuto das pessoas que cartórios são caros e burocráticos, elas desconhecem os inúmeros benefícios que nossa atividade oferece. O projeto vai ajudar a mostrar nossa verdade”, disse Rogerio Bulgarelli Bernardo, escrevente do 2° Tabelionato de Protesto de São Bernardo do Campo.
 
“Os treinamentos são muito importantes porque abrangem diversas formas para melhorar o atendimento para os usuários, além de deixar todos os colaboradores engajados para mostrar o nosso verdadeiro valor para a sociedade”, comentou André Santos, substituto do 29º Registro Civil de Santo Amaro.
 
“Essa é uma discussão que temos há anos, a necessidade de divulgar a importância dos cartórios na vida das pessoas. A iniciativa “Cartórios. Quem protege você” é incrível! ”, enfatizou Uberdan Guimarães, substituto do 1° Tabelião de Notas e Protesto de Alphaville - Barueri.
 
“A campanha é muito oportuna e necessária, porque percebemos no dia a dia que existe essa desinformação. A melhor maneira de lidar com isso é desmistificando a atividade”, falou Mônica de Lurdes Leoni Carteiro, substituta do 2° Tabelionato de Notas e de Protesto de Atibaia.
 
“Estou impressionado com a qualidade e profissionalismo do que está sendo feito. A campanha vai só enaltecer os cartórios do Brasil”, disse Edgar de Freitas, escrevente do 22° Tabelionato de Notas da Capital.
 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg/SP
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