Carregando informações, por favor aguarde...

Home Artigos

8 Coisas que Espero da Minha Equipe de Liderança 

Por Arthur Del Guércio Neto
Publicado em: 21/11/2019
1-) Lealdade - todos os colaboradores devem ser leais, mais ainda o Substituto/Líder, que possui o cargo de maior nível hierárquico da Serventia, e por essa razão, deve ser extremamente leal ao Tabelião. Lealdade inspira confiança, garantia de que os preceitos pregados pelo cartório são seguidos e pulverizados, tranquilidade de que os comportamentos adotados são parelhos aos ideais divulgados pela instituição. Ser leal não é sempre “dar tapinha nas costas”, apesar deste gesto ser bom quando merecido, além disso apontar com fundamentação tudo aquilo que precisa ser melhorado. Mais do que apontar, participar das mudanças necessárias ao funcionamento de qualquer instituição!

“A lealdade é um dos pilares que sustentam o real valor do homem” – Textos Judaicos.

2-) Cuidar da Saúde Física e Mental – o trabalho em um Cartório envolve um consumo de energia gigante, passando por situações de caráter estressante. Por isso, zelar pela saúde, não só física, como mental, é fundamental para exercer uma liderança adequada. Cada ser humano é uma individualidade própria, repleta de particularidades, mas cuidados básicos são universais. Manter uma boa alimentação, dormir bem, viver em paz, praticar atividades físicas, orar, conversar com profissionais... são várias alternativas, e não tenho graduação para indicar a mais adequada. No entanto, são possíveis pontos de partida para se chegar a um bom estágio físico e mental, o que reputo como essencial para ser um bom gestor.

“Nenhum sucesso no empreendedorismo justifica um fracasso na saúde”- Érico Rocha.

3-) Buscar Evolução Constante – liderar uma equipe de seres humanos requer aperfeiçoamento constante! Independentemente de sua formação, procure sempre estudar, não só as matérias jurídicas, pilar do trabalho de um cartório, como também matérias que possam auxiliar no cotidiano, como administração, comportamento, gestão, liderança, controle financeiro etc. Quando citamos estudar, num primeiro momento, pode ser dada a falsa impressão de que falamos somente em faculdade ou pós-graduação, compromissos a longo prazo e com razoável investimento financeiro. Eles são bons, sem dúvidas, mas existem ótimos cursos online de menor duração e acessíveis financeiramente, livros, blogs, sites... as fontes são inesgotáveis, assim como deve ser infindável a busca por elas!

“As ferramentas para aprender são abundantes. É o desejo de aprender que é escasso” – Naval Ravikant.

4-) Ser Gentil e Cordial – a gentileza e a cordialidade são características esquecidas pela maioria das pessoas do mundo atual. Sob o argumento da “correria”, excesso de afazeres, dentre outros, passamos a tratar os demais de maneira gélida, sem dizer um “bom dia” ou “boa tarde”, ou trocar uma palavra amiga ao longo do dia. Não estou fomentando a “prosa fiada”, mas tentar compreender o que se passa na cabeça de nossa equipe é fundamental. Estar atentos àqueles que são a voz do cartório com o público. Dar uma orientação de maneira cordial é muito mais produtivo do que chamar a atenção ostensivamente. Se repreender for necessário, que seja leve, reservado, claro e educativo.

“A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano” - Joseph Joubert.

5-) Ser Inspiração –  as lideranças devem ter admiração e respeito de suas equipes, ser fonte de inspiração! Por essa razão, ser um exemplo é algo de valia incontável. Para ser exemplo, devem ser observados os preceitos de trabalho propagados pelo cartório, criar um elo de união entre os colaboradores, que os leve a caminhar numa direção única. Foi-se o tempo de ditaduras de ideias e comportamentos; a hora é de dar as mãos um ao outro, gerando uma convergência de esforços. Quando estiverem em dúvida sobre um comportamento ser apropriado ou não, reflitam sobre a seguinte pergunta: se um dos colaboradores diretos sob minha gestão agisse de tal maneira, será que eu gostaria? Como a equipe se sentiria diante disso? A resposta te ajudará a saber se o caminho é pertinente ou não.

“O mau gerente fica por cima: intimidando, amedrontando, cobrando, punindo e sufocando os subalternos. O bom gerente fica por baixo: suportando, mentorando, levantando e abrindo espaço para o crescimento dos outros” – Tiago Mattos.

6-) Inovar – buscar alternativas economicamente viáveis para a evolução do cartório é fundamental, e, nesse momento, a inovação torna-se necessária. Trazer novas ideias que sejam adaptáveis à gestão da equipe é algo fundamental para uma liderança. Esperamos sempre o melhor de todos, mas, ao menos em tese, as cabeças pensantes da evolução sólida do cartório são as lideranças. Será que isso vai funcionar aqui? Poderia um cartório ser palco dessa minha sugestão? Tente! Garanto que tentar e eventualmente não conseguir é muito mais prazeroso do que ficar se perguntando internamente se aquela ideia vingaria. Agora, se der certo, aí sim estamos caminhando com intensidade para alcançar bons resultados! Qual foi a última boa ideia que você apresentou?

“Gosto de repetir: não me peça licença, me peça desculpas. Tente sem permissão. Se acertar, parabéns. Se errar, a gente está aqui para corrigir. A inovação surge do movimento impensado, não do movimento mecânico” – Tiago Mattos.

7-) Participar dos momentos importantes da equipe – aniversários do mês, palestras para a equipe, rodas de estudo, confraternizações, será que as lideranças devem estar presentes? Certamente sim, por duas razões. A principal delas é que o Líder faz parte da equipe. Se um Líder, aquele que se encontra no mais alto conceito e estima na estrutura de trabalho, não prestigia os eventos do Cartório, como outras pessoas se sentirão inspiradas a também prestigiar? Todos temos nossos afazeres, mas reservar um tempinho para participar dos momentos importantes da equipe deve ser visualizado como parte do trabalho, e isso tem que ser prazeroso! Além disso, esses são os momentos nos quais elos positivos são firmados, onde todos juntos sorrimos, aprendemos, debatemos e solidificamos as relações do ambiente de trabalho.

“Ser um bom chefe exige mais do que ter um grande conhecimento técnico. É importante ter integridade e uma relação positiva com os funcionários, dar orientações profissionais e feedback com frequência e advogar pelo que a equipe precisa” – Haemim Sunim.

8-) Ser o maior “vendedor” do cartório – somos responsáveis pela evolução do cartório! O Líder tem que dar um algo a mais para que a roda gire conforme a rota esperada. Esse algo a mais pode se manifestar de várias maneiras. Galgar novos projetos, que resultem em trabalho, ou até mesmo na otimização das rotinas. Ver e ser visto na comunidade, afinal de contas, somos um referencial para a cidade. Estar sempre de olhos abertos no atendimento da equipe, orientando, informando, avaliando se as coisas caminham adequadamente. Uma liderança não pode se contentar em somente fazer parte da rotina de trabalho, ficar “na moita”, tem que dar um algo a mais, pensar e agir diferente.

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” – Albert Einstein.

ARTHUR DEL GUÉRCIO NETO - Tabelião de Notas e Protestos em Itaquaquecetuba. Especialista em Direito Notarial e Registral. Especialista em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Escritor e Autor de Livros. Palestrante e Professor em diversas instituições, tratando de temas voltados ao Direito Notarial e Registral. Coordenador do Blog do DG (www.blogdodg.com.br)
Fonte: Blog do DG
Voltar