Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

TJ-SP realiza Sessão de Abertura do Ano Judiciário e Solenidade de Posse do biênio 2020-2021

Publicado em: 04/02/2020
Nesta terça-feira (04.02), foi realizada a Sessão de Abertura do Ano Judiciário e Solenidade de Posse do Conselho Superior da Magistratura e da Diretoria da Escola Paulista da Magistratura, para o biênio 2020-2021. O evento aconteceu no Salão dos Passos Perdidos, localizado no Palácio da Justiça, em São Paulo (SP). Na ocasião, estiveram presentes algumas das principais autoridades do espectro político e judiciário do estado.

A mesa principal foi composta pelo Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Sessão São Paulo, Dr. Caio Augusto Silva dos Santos, o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Gianpaolo Poggio Smanio, o Desembargador Francisco Eduardo Loureiro, o Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador Eduardo Tuma, o Corregedor Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Luís Soares de Mello, o Comandante Militar do Sudeste, General do Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior o Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Deputado Estadual Cauê Macris, o Presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Dias Toffoli, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco.

Logo após declarar a abertura oficial da Sessão, o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, recebeu os cumprimentos dos demais participantes da mesa principal. Em seu discurso, enfatizou “a retomada do fio do ritmo de seus trabalhos regulares”, a tradição que marca a sessão e a felicidade em assumir a presidência do TJ-SP.

“Esta é uma Sessão tradicional que retrata a essência e o respeito da corte ao cidadão a quem presta contas. O exercício da presidência exige humildade, vontade, determinação e muito desejo de acertar. E isso só se dará em conjunto com os juízes, exercendo sua compreensão e colaboração sincera. A força do judiciário está nos exemplos e no trabalho”, disse Pinheiro Franco.
Complementando seu discurso, Pinheiro Franco revelou sua expectativa tanto para o biênio 2020-2021, quanto para o primeiro ano, que se iniciou oficialmente com a Cerimônia desta terça-feira. De acordo com o Presidente recém empossado, a manutenção da qualidade e agilidade são pontos fundamentais da gestão.

“A expectativa é a melhor possível. Nós investimos nesses últimos anos para que pudéssemos, efetivamente, chegar onde chegamos. Precisamos ir mais além, mas o resultado efetivo foi conquistado. Em nenhum lugar se julga tanto, com tanta qualidade e rapidez como no estado de São Paulo. A perspectiva é que consigamos enfrentar as demandas e continuar neste mesmo percurso”, finalizou Pinheiro Franco. 

Presente na Sessão, o Presidente do STF e do CNJ, Ministro Dias Toffoli, exaltou a eficiência do Tribunal de Justiça de São Paulo e os avanços experimentados pela instituição centenária.

“No dia 3 de janeiro de 2019, o Tribunal de Justiça completou 146 anos de existência. Esta corte é uma instituição mais do que centenária e tradicional. Este Tribunal também comemora um recorde de produtividade, com cinco milhões de processos julgados no primeiro grau apenas no ano de 2019. Os avanços experimentados pelo TJ-SP são motivos de orgulho, não apenas para os paulistas, mas para toda a magistratura nacional”, analisou Toffoli.

Após a Sessão, o recém-eleito Conselho Superior da Magistratura e Diretoria da Escola Paulista da Magistratura receberam os cumprimentos dos presentes na Sessão e posaram para fotos ao lado das principais autoridades. A assinatura do livro foi feita durante a cerimônia, antes do discurso realizado pelos integrantes da mesa principal.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Voltar
Compartilhe este conteúdo: