Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Anoreg/SP Cultural: “O Deus de Spinoza” estreia nesta quarta-feira (10.08) no Teatro Itália, em SP

Publicado em: 08/08/2022
Apoiada pela Associação dos notários e registradores paulistas, peça de autoria do magistrado aposentado Regis de Oliveira entra em cartaz na capital de São Paulo
 
Estreia nesta quarta-feira (10.08), às 20h, no Teatro Itália, em São Paulo (SP), a peça teatral “O Deus de Spinoza”, de autoria do magistrado aposentado Regis de Oliveira, ex-deputado federal, e que conta com o apoio cultural da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP).
 
A peça busca retratar parte da vida e obra de um dos mais notáveis filósofos de todos os tempos. Não é um estudo biográfico nem de análise de sua obra. Trata-se de localizar o autor em seu tempo, imaginar os confrontos que teve por força de sua crença religiosa em face de outra.
 
Por meio da visão do autor, caracterizado como ateu no prefácio da peça, reúne filosofia, teologia e justiça (ou a ausência, ou, ainda, a distorção delas!), arte, teatro e literatura. Conceitos milenares, subjetivos, que discutem o direito e as liberdades, em especial, as liberdades de pensamento, de expressão e de crenças e fé. De outro lado compreendeu a política como participação e igualdade de oportunidades. Elegeu a liberdade como paradigma.
 
“A partir daí enfoca as principais ideias filosóficas do autor, mesclando-as com as políticas. Spinoza inadmite síntese. É um autor complexo, inovador e criativo. Bem por isso despertou tantos problemas em seu tempo a ponto de ser anatematizado por sua comunidade”, explica Oliveira.
 
A obra contou com a consultoria em filosofia do professor Maurício Marsola, com a coordenação geral de Evaristo Martins de Azevedo, advogado e crítico de teatro, e revisão e direção de Luiz Amorim. “Essa peça é uma homenagem ao Direito, ao Teatro e, em especial, ao próprio Baruch Espinoza. Bonita homenagem, graças a Deus”, destaca Azevedo.
 
Baruch (ou Bento) de Espinosa nasceu em 1632, em Amsterdã, na Holanda. Era filho de uma família judaica sefaradita portuguesa que fugia da inquisição lusitana. “Viveu sozinho com seus sonhos e pensamentos, mas deu à posteridade uma das maiores compreensões das maravilhas do universo. Viu o mundo em si mesmo. Compreendeu-o em sua totalidade. Deus e o universo como a mesma coisa (Deus sive natura). A partir daí se pode entender o mundo em sua essência e materialidade. Despe seu pensamento de qualquer cunho religioso e transcendental. O ser humano é imanência”, diz Regis de Oliveira na apresentação da obra, que marca a estreia do autor nos palcos.
 
Ficha Técnica
 
Peça: O Deus de Spinoza
Data: De 10 de agosto a 1º de setembro – às quartas e quintas
Horário: 20h
Duração: 80 minutos
Valor: R$ 80 inteira / R$ 40 meia
Local: Teatro Itália – Av. Ipiranga, 344 - República, São Paulo/SP

Saiba mais e garanta seu ingresso, clicando aqui.
 
Voltar
Compartilhe este conteúdo: