Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Cartórios de Protesto registram aumento de 33% no cancelamento de dívidas em SP

Publicado em: 18/11/2022
Passados os dois anos mais intensos da pandemia causada pela Covid-19 e o início da retomada da economia, milhares de brasileiros que ficaram endividados começam a regularizar sua situação financeira. Dados compilados pelos Cartórios de Protesto do Estado de São Paulo mostram um aumento de 33% no cancelamento de dívidas protestadas nos primeiros dez meses do ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Já em comparação a 2020, o crescimento no mesmo período é de 67%.
 
Segundo o levantamento, até o mês de outubro de 2022 foram cancelados quase 566 mil títulos, enquanto que no mesmo período de 2021, os cancelamentos totalizaram 425 mil e, em 2020, apenas 338,9 mil dívidas. Em termos financeiros, os credores que haviam tomado calote durante o período, sejam pessoas físicas ou jurídicas, recuperaram um total de R$ 257 milhões, com a utilização do serviço do protesto.
 
Os dados constam da Central Nacional de Serviços Eletrônicos dos Tabeliães de Protesto de Títulos de São Paulo (Cenprot/SP), base de dados que reúne os protestos realizados nos Cartórios do Estado de São Paulo e que é administrada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP). Ainda segundo o estudo, o serviço do protesto recupera em média 65% das dívidas em até três dias úteis.
 
Tornada mais conhecida durante o período de isolamento social causado pela pandemia, a plataforma online www.protestosp.com.br, que permite o cancelamento de dívidas de forma digital, registrou um aumento de 203% nos acessos nos 10 primeiros meses de 2022 na comparação com o mesmo período de 2021 e contribuiu para facilitar o procedimento para quem necessita cancelar uma dívida. Também é possível consultar gratuitamente CPFs e CNPJs protestados e regularizar eventuais débitos existentes e ainda não quitados.
 
Segundo o presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves, a disponibilização de serviços eletrônicos têm sido crucial para quem busca solucionar pendências financeiras. “Hoje o cidadão consegue, com apenas alguns cliques, quitar sua dívida e efetuar o cancelamento da mesma em Cartório, sem ter que sair de casa ou gastar com intermediários”, disse. “Também é possível a qualquer pessoa verificar, gratuitamente, se há pendências financeiras nome de alguém ou no CNPJ de uma empresa, antes de efetuar uma eventual contratação de serviço ou financeira”, completa.
 
Fonte: ABC do ABC
Voltar