22ª semana

“Anoreg/SP na Estrada” explora Barueri e Registro na 22ª semana

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) visitou cartórios das cidades de Barueri e Registro, entre os dias 22 e 24 de maio, na 22ª semana do projeto ‘Anoreg/SP na Estrada’.

Barueri

Barueri é uma cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo, a aproximadamente 26 km da capital paulista. Com uma população estimada em cerca de 280 mil habitantes, a cidade se destaca por sua economia dinâmica, impulsionada por um forte setor de serviços e pela presença de importantes centros comerciais e empresariais, como o bairro de Alphaville.

Além disso, Barueri é um polo logístico e industrial, abrigando diversas empresas nacionais e multinacionais, o que contribui significativamente para o desenvolvimento econômico da região.

Em Barueri, a equipe do “Anoreg/SP na Estrada” visitou o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas de Barueri, sob titularidade de Fernando de Almeida di Ricco, no dia 22 de maio. Segundo o registrador, a serventia conta com 25 colaboradores e realizada uma média de 16 mil atos por mês.

“O principal desafio é garantir a manutenção do padrão de excelência no atendimento e nos serviços ofertados pelo cartório, sempre correspondendo a todas as prestações de dados para todos os órgãos (demanda essa cada vez maior), cumprindo com os prazos estabelecidos”, disse Fernando Ricco.

O titular afirmou que as associações de classe possuem uma grande importância para sanar essas dificuldades. “A gente conta muito com as associações de classe, que sempre nos auxiliam dando uma base para implementar todos os serviços no cartório. Nós dedicamos muito tempo com o e-notariado, por exemplo, e a gente dependeu bastante das entidades até que conseguimos implementar a plataforma 100% na serventia. Então, assim como em outras plataformas, quanto mais tivermos informações e treinamentos, melhor”.

Fernando elogiou a iniciativa da Anoreg/SP de promover treinamentos presenciais pelo Estado e visitas aos cartórios de fora da capital. “É maravilhoso, importantíssimo. Eu gostaria que o treinamento (Gestão, Qualidade e Prática) também fosse disponibilizado remotamente. De certa forma, o presencial acaba impedindo a gente de aproveitar mais os treinamentos, pois poderíamos estar fazendo no horário e tempo possível da gente”.

Registro

Localizada no Vale do Ribeira, Registro está a aproximadamente 190 km da capital paulista. Com uma população estimada em cerca de 57 mil habitantes, a cidade é conhecida por sua economia baseada na agricultura, especialmente no cultivo de chá, banana e palmito, além de um crescente setor de turismo ecológico.

Registro também se destaca pela forte influência da cultura japonesa, visível em eventos tradicionais como o Festival do Sushi e o Bon Odori. A cidade é considerada a "Capital do Chá" do Brasil, devido à significativa produção de chá preto iniciada por imigrantes japoneses no século XX.

Na cidade, a primeira visita foi ao Tabelionato de Notas e de Protesto de Registro, sob titularidade de Nemesio do Espirito Santo Ferreira. A serventia possui atualmente 16 colaboradores e pratica 618 atos por mês.

Segundo Nemesio, a falta de mão de obra qualificada é o grande problema enfrentado. “Precisamos pegar um auxiliar, dar um curso, treinamento, mostrar como se faz. Na prática, nós formamos esse profissional”.

Em relação às visitas do “Anoreg/SP na Estrada”, o tabelião entende ser uma ótima iniciativa. “Tenho certeza que a partir delas a associação vai sentir se inteirar das necessidades das serventias de cada região”.

A segunda visita na cidade de Registro foi ao Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Registro, sob titularidade de Marina Durlo Nogueira Lima. De acordo com a titular, o cartório conta com 12 colaboradores e pratica um pouco mais de 1,2 mil atos mensais.

Na visão da oficial, os principais desafios são dois: a redução de prazos, mantendo a mesma qualidade na prestação dos serviços, e melhorar o treinamento da equipe. “Percebemos que quanto mais conhecimento a equipe tem no desenvolvimento dos atos, nós conseguimos ter mais padronização e ganhar na eficiência e satisfação do cliente”.

“Os treinamentos disponibilizados pela Anoreg/SP e outras entidades de classe podem ajudar bastante nisso. Esses eventos presenciais acabam aumentando o aproveitamento, uma vez que há mais interação, e também um engajamento maior dos colaboradores”, encerrou.