Home Notícias

Cartório de São Mateus realiza casamento com Sistema de Libras da Anoreg/SP

Publicado em: 10/08/2018
Casal de deficientes auditivos oficializou união em cartório 
 
Registro Civil das Pessoas Naturais de São Mateus, que fica na capital paulista e é administrado pela registradora Daniela Silva Mroz, realizou nesta quinta-feira (09.08), a celebração matrimonial de um casal de deficientes auditivos. A cerimônia foi realizada com a utilização do Sistema de Libras, disponibilizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) a todos os cartórios associados.


“Tudo funcionou perfeitamente, noivos e testemunhas (ambos deficientes auditivos), só se comunicavam pela plataforma e a comunicação com a juíza de casamento, Elisangela Rebouças ocorreu também em tempo integral via sistema. Todos ficaram felizes e satisfeitos”, contou Daniela Mroz.

A registradora recomenda a utilização do sistema, que visa oferecer ao cidadão surdo ou portador de deficiência auditiva uma maior autonomia ao utilizar os serviços dos cartórios.  “A nossa serventia já costuma realizar atendimentos pela ferramenta. Ela funciona perfeitamente e é bem simples de utilizar”, finalizou.

Sobre o sistema

Todos os cartórios devem, obrigatoriamente, oferecer acessibilidade plena aos deficientes e cumprir a Lei nº 13.146/15, que instituiu o Estatuto do Deficiente. Por este motivo, a Anoreg/SP disponibilizou para todos os cartórios associados o Sistema Anoreg/SP de Atendimento a Deficientes Auditivos, disponível no portal anoregsp.org.br.

O que é necessário para utilizar o sistema?

É necessário um microcomputador ou notebook com câmera de vídeo e caixa de som ou fone de ouvido/microfone com conexão mínima de 4MB de internet (1MB de upload). O sistema foi desenvolvido para funcionar em desktops, notebooks, tablets e celulares com conexão mínima 3G.

Como funciona a interpretação?

O Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos funciona através de uma central de intérpretes de LIBRAS, que visualizará os sinais do cidadão, fará a interpretação e falará a mensagem para o atendente, que a ouvirá pelos fones de ouvido ou caixas de som. 

A comunicação entre o atendente e o intérprete será realizada por meio do microfone e caixas de som ou fones de ouvido e a troca de mensagens em Libras, entre o intérprete e o cidadão, será por meio da câmera de vídeo e monitor.

O Sistema também foi patrocinado pela ARISP, ARPEN/SP, CNB/SP e IEPTB/SP. A central de atendimento é de responsabilidade da empresa terceirizada Viável Brasil.  
Fonte: Anoreg/SP
Voltar