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Treinamento Prático da Caravana da Proteção – Etapa Santos reúne 150 pessoas  

Publicado em: 16/07/2019
Campanha “Cartórios. Quem Protege Você” percorrerá também São José do Rio Preto, Marília, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos para capacitar equipes de atendimento
 
 
Santos (SP) - Neste sábado (13.07), aconteceu no Bourbon Hotel (Mendes Plaza), em Santos, mais uma edição do Treinamento Prático da Caravana da Proteção, iniciativa das seis entidades paulistas do segmento extrajudicial. O curso é dirigido a substitutos e funcionários líderes das equipes, que disseminarão a campanha interna da proteção em suas unidades.
 
Coube à executiva e CSO da To Be Good, Ester Krivkin, realizar a apresentação da Campanha para os presentes. Em suas primeiras palavras, Krivkin mostrou uma pesquisa realizada em 2015 pelo Datafolha revelando os cartórios como instituição mais confiável do Brasil para 88% dos entrevistados. Apesar deste ótimo resultado, a sociedade acredita que os cartórios são lentos, burocráticos e caros. “Há diversos fatores que tornam a imagem dos cartórios tão ruim assim para a população. O primeiro é a ideia de que ainda são um privilégio hereditário, além da distância existente entre os clientes e as pessoas que os atendem no balcão”, afirmou.



Krivkin acredita que a falta de conhecimento sobre a atividade também prejudica na percepção desta imagem. “Todo este desconhecimento só existe porque não há comunicação para informar, de forma clara, os inúmeros benefícios que a atividade promove no País diariamente. Estamos aqui para lançar este movimento que levará esta verdade à população”.
 
“A Caravana mostra uma nova visão do que é necessário para replicar aos usuários a nossa cultura, porque já possuímos uma cultura de excelência, mas precisamos demostrar isso. A Campanha vem em um ótimo momento, já que diariamente estamos sendo atacados pela imprensa, políticos, empresas e público em geral”, disse Anderson Henrique Teixeira Nogueira, tabelião do 2° Tabelionato de Notas de São Paulo.
 
O viés da campanha terá como base a pesquisa realizada pela To Be Good mostrando que 66,4% das pessoas utilizam os cartórios para se sentirem seguras e protegidas. “As pessoas buscam nos cartórios proteção para seus acordos financeiros, para compra e venda de bens, para atestar sua identidade, entre outros. Porque a proteção dada pelos cartórios é maior que todos os “defeitos” atribuídos ao segmento”, falou Krivkin.


 
Ao finalizar sua apresentação, a executiva explicou que o movimento “Cartórios. Quem protege você.”, será implementado de dentro para fora. “Vamos treiná-los e engajá-los para que vocês sejam replicadores desta verdade para seus clientes. Por fim, vamos atingir a população com uma campanha publicitária que será veiculada em todo o Estado de São Paulo”.

“Os treinamentos são importantes para mostrar aos colaboradores o quanto é importante a função dos cartórios. Precisa primeiro estar na alma de todos a “proteção” para depois demostrar isso para população”, falou Fernanda Mimura de Camargo Penteado, titular do 8° Tabelionato de Notas de Santos.
 
Reputação que faz a diferença
 
Coube à psicóloga e consultora de pessoas, Pamella Kazantzis falar sobre o tema Cultura Organizacional e Reputação. Definindo cultura como “conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos e costumes que distinguem um grupo social”, Kazantzis salientou que esta tem o poder de unir e, no caso das instituições, ela precisa ser alinhada com as leis, com a linguagem, com os comportamentos e com as expectativas das pessoas.


 
Sobre reputação – opinião que se tem em relação a uma pessoa, um grupo de pessoas, ou de uma organização – Kazantzis destacou o poder de blindar crises, facilitar e dificultar os negócios. “Uma chave importante para ajudar na reputação é a comunicação, se não se comunicar, o outro não fica sabendo e você não ganha reputação. Precisamos criar um storymaking (uma boa história), baseada nos valores que já possuímos. No caso dos cartórios é a proteção”.
 
Para mudar essa reputação, Kazantzis explica que em primeiro lugar é preciso haver coerência entre falar e fazer. “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta. Esta frase de Júlio Césarresume perfeitamente o que queremos com a campanha. Os cartórios precisam mostrar para população o significado de proteção, essa verdade precisa estar na essência de cada colaborador”, finalizou.
 
“O treinamento mostra a importância dos cartórios para os funcionários e, consequentemente, vamos conseguir passar isso para os nossos usuários. Espero que essa campanha se espalhe para todas as serventias”, comentou Maria Laura Camargo, escrevente substituta do Tabelionato de Protesto de Santo André.
 
“A Caravana da Proteção é uma grande iniciativa, já que visa a mudança da imagem da nossa classe perante a sociedade. As pessoas muitas vezes criticam o nosso trabalho e a nossa importância por não conhecerem exatamente o serviço que desenvolvemos”, frisou Aldir Pachoal Monte Bello, oficial do Registro Civil do 2º subdistrito de Santos.
 
O diferencial do atendimento
 
A palestra “Cultura de Atendimento. Entregando a promessa da sua marca” foi ministrada por Marcia Oller, diretora da MK5. Oller mostrou que os clientes podem apresentar diferentes personalidades, são elas: intrapessoal, interpessoal, lógica, linguística, espacial, digital e musical. “Independentemente da personalidade, todo cliente espera ser atendido com atenção, respeito, informação, rapidez e experiência. O que ele mais 



valoriza é ser atendido por uma equipe de qualidade e que entregue um serviço diferenciado, além de ser simples, personalizado e divertido”.
 
Já em relação aos colaboradores, Oller definiu em três tipos: interesseiro, interessado e interessante. “O interesseiro sempre vai fazer um serviço mal feito, o interessado vai fazer o serviço certinho, já o interessante vai fazer além. No caso dos líderes, eles precisam ter a habilidade de influenciar pessoas para que trabalhem com entusiasmo visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum”, enfatizou.
 
Oller trouxe um recado de Edmour Saian, especialista em Marketing pela FGV/S. “O bom líder é aquele que ouve para entender as dificuldades da equipe, comunica com clareza o que deseja, acompanha a evolução do colaborador, reconhece quando há necessidade de intervir tanto positivamente como negativamente e aplaude não só os progressos e conquistas, mas todas as tentativas de acerto”.


 
“O curso mostra a importância de um excelente atendimento, porque somos fornecedores de informações para população. Se o cartório não tiver um bom atendimento, uma boa explicação, simpatia e uma equipe capacitada, não conseguimos ter um cartório de qualidade”, falou Carolina Mota Laranjeiras, substituta do 2º Tabelião de Notas de Santos.
 
Além do treinamento, os presentes terão acesso a um game que utiliza experiência imersiva, gibi, e-book e áudio-book como ferramentas de apoio. Clique aqui e saiba mais sobre o Game Pills.
 
“O curso é fundamental para mudar o pensamento dos usuários em relação a importância dos atos praticados pelos cartórios. Com os treinamentos, vamos criar uma nova filosofia de aperfeiçoamento e valorização da nossa atividade”, disse Evandro Costa Pereira, oficial substituto do 1º Registro Civil de Santos.
 
A Caravana da Proteção é uma iniciativa da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP), da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP).
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Anoreg/SP
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