Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Divórcio realizado em Cartório é tema de reportagem da Rádio Jovem Pan

Publicado em: 11/02/2020
Os divórcios em cartórios já representam 20% do total realizado no Brasil. Permitido desde 2007 por meio da Lei Federal 11.441, de 4 de janeiro de 2007, a dissolução do casamento fora do Judiciário têm sido a alternativa encontrada por muitos casais. De acordo com o IBGE, dos 385 mil divórcios no País em 2018, 73 mil foram efetivados em Cartórios de Notas.
 
O assunto foi tema de reportagem do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan nesta terça-feira (11.02). Em entrevista, a diretora da Associação de Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Ana Paula Frontini, explica que o trâmite ocorre em apenas um dia.
 
"Já é uma situação difícil, você está terminando um relacionamento, então o que querem é uma solução prática, fácil, rápida e menos custosa que no Fórum. É até injusto, nesta parte, utilizarmos a palavra burocracia, como sinônimo de cartório", disse.
 
Em números absolutos, São Paulo lidera como o Estado que mais realizou divórcios extrajudiciais, com 17 mil atos. O volume total, no entanto, é de 17%, ficando atrás, por exemplo, de Goiás e Rio Grande do Sul. São Paulo e Rio de Janeiro ainda permitem que os atos sejam praticados em cartórios mesmo quando existam menores envolvidos, desde que haja consenso.
 
Clique aqui e assista a reportagem na íntegra
Fonte: Assessoria de Imprensa
Voltar