Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Norma de gestão empresarial da ABNT auxilia cartórios a conquistarem a excelência

Publicado em: 02/06/2021
 
ABNT NBR 15906 auxilia as serventias a gerir seus processos atendendo aos requisitos legais e buscando melhorias em relação à qualidade dos serviços prestados
 
 
Voltada para organizações que oferecem serviços notariais e de registro, a norma ABNT NBR 15906 estabelece os requisitos de um sistema de gestão empresarial, a fim de demonstrar a capacidade que os cartórios têm de gerir os seus processos com qualidade, atendendo aos requisitos legais, além de elementos de gestão socioambiental, de saúde e de segurança ocupacional, com o objetivo de conquistar a excelência nos serviços prestados.
 
Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária (ABNT/CEE-148), a norma foi publicada pela primeira vez em 2010 e, em 26 de fevereiro de 2021, recebeu uma nova versão. De acordo com Alessandra Costa, diretora executiva da APCER Brasil, os requisitos dessa normativa são genéricos e, por isso, são aplicáveis tanto em cartórios de notas como de registo, independentemente do porte dessas organizações.
 
“Além disso, a NBR 15906 integra os requisitos internacionais aceitos pelas séries normativas ISO 9000 (que regula a gestão da qualidade), ISO 14001 (que regula a gestão ambiental), OHSAS 18000 (que regula as questões de saúde segurança ocupacionais) e SA8000 (que regula a responsabilidade social), aplicadas à realidade brasileira da Gestão de Serviços Notariais e Registrais”, explica.
 
Entre os benefícios da implementação da norma e posterior certificação, estão: alcançar mais eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços extrajudiciais prestados à sociedade; reduzir custos e aumentar a rentabilidade da serventia, decorrentes da otimização dos processos; conquistar notoriedade da serventia em um mercado altamente competitivo; consolidar a imagem do cartório junto à sociedade, fortalecendo seus laços de confiança com a comunidade local; aumentar a satisfação dos usuários dos serviços e fidelizar esse público.
 
Para auxiliar notários e registradores a ampliarem o seu conhecimento sobre essa norma, a APCER realizará, no dia 14 de junho, o treinamento “ao vivo” sobre Interpretação da ABNT NBR 15906:2021. O curso tem carga horária de 8h e, para um melhor aproveitamento do conteúdo que será ministrado, recomenda-se que o participante tenha conhecimento da versão anterior da norma (2010).
 
 
Sobre a Empresa
 
A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria e educação e formação. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos em www.apcergroup.com
Voltar