Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias - ANOREG na Mídia

Caixa realiza Sexto Feirão da Casa Própria

Publicado em: 29/04/2010
CLIPPING ANOREG/SP

DATA: 29/04/2010

RÁDIO JOVEM PAN AM – PROGRAMA JORNAL DA MANHÃ

Podcast   ouvir 

SITE JP ON LINE

PAUTA: 6° FEIRÃO DA CASA PRÓPRIA CAIXA

ENTREVISTA: DRA. PATRICIA FERRAZ – PRESIDENTE ANOREG/SP

REPÓRTER: DANIEL LIAN

LINK SITE: http://jovempan.uol.com.br/noticias/caixa-realiza-sexto-feirao-da-casa-propria-197250,,0

29/04/10 - 09h43
Publicado Por: Diogo Vargas

Caixa realiza Sexto Feirão da Casa Própria

Depois de recorde de financiamentos no começo do ano, feirão oferecerá 450 mil imóveis


HELIA SCHEPPA/JC IMAGEM/AE

Jornal da Manhã
Daniel Lian

Podcast   ouvir 

Entre 7 de maio e 11 de junho a Caixa Econômica Federal realiza o Sexto Feirão da Casa Própria. O evento oferecerá 450 mil imóveis, 200 mil deles pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Entre janeiro e abril deste ano, a Caixa já bateu recorde de financiamentos, com mais de 19 bilhões de reais para 323 mil famílias.

O banco, que espera 60 bilhões de reais em financiamentos no ano, acredita que mais de um milhão de imóveis sejam construídos. O vice-presidente da Caixa nega que haja uma bolha no setor e garante que o crescimento é sustentado.

"Teremos aí uma década de crescimento. Porque espaço existe, o crédito é feito no país de uma maneira segura, a inadimplência está sob controle. Não vejo nenhum aspecto que justifique dizer que a gente está numa bolha, portanto eu acho que a gente está no passo possível. A tendência é haver um crescimento sustentado", disse Jorge Hereda em entrevista à Jovem Pan.

Para o Sindicato da Habitação (Secovi) o aquecimento do mercado imobiliário é resultado da facilidade na obtenção do crédito. Em entrevista a Daniel Lian, no Jornal da Manhã, Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi, admite que os feirões da casa própria impulsionam o crescimento do mercado e contribuem para diminuir o déficit habitacional.

Outro fator que influenciou positivamente o aquecimento do mercado imobiliário foi a mudança da segurança nas negociações. Com as mudanças no sistema de garantias e a redução no tempo das execuções, criaram-se condições que permitiram o aumento do crédito pelos bancos e dos investimentos pelas construtoras. Segundo Patrícia de Camargo Ferraz, presidente do Sindicato dos Notários e Registradores de São Paulo, a alienação fiduciária foi um dos principais fatores para o aumento da confiança no setor.

"O que foi criado é a alienação fiduciária de imóveis. Eu adquiro o bem, tomo um financiamento para a aquisição e transfiro a propriedade pra quem me emprestou o dinheiro, no caso, o banco. Quando eu terminar o pagamento do financiamento, a propriedade do bem volta para mim. Se eu ficar inadimplente, a propriedade continua em definitivo com o banco", explicou a presidente.

O Feirão da Casa Própria começa em Belém, entre 7 e 9 de maio, e vem para São Paulo do dia 13 a 16. Depois, o evento irá para as cidades de Fortaleza, Salvador e Curitiba no período de 14 a 16 de maio e para Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Uberlândia, Campinas, Florianópolis e Porto Alegre entre os dias 20 e 23. O calendário da promoção termina em Belo Horizonte, de 11 a 13 de junho.

Confira na íntegra as entrevistas ao Jornal da Manhã.

Voltar