Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Estreia em São Paulo o curso Gestão, Qualidade e Prática promovido pela Anoreg/SP

Publicado em: 21/09/2022
O curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), estreou nesta segunda-feira (19/09). O lugar escolhido para sediar o evento em sua primeira etapa foi São Paulo – maior metrópole da América do Sul.

O curso na capital paulista foi dividido em dois dias: 19 e 20 de setembro. As aulas foram separadas em quatro módulos, com duração de 1h15 cada um. Cerca de 30 pessoas participaram.

O treinamento foi ministrado por dois consultores da Apcer Brasil – empresa do Grupo Apcer, organismo referência no setor de certificação: Aline Brito e Marcelo Betamin.

               

No primeiro dia de treinamento, os assuntos abordados foram ‘Gestão e Estratégia’ e ‘Atendimento e Pessoas’. Dentro disso, eles falaram sobre conjunto de reuniões estratégicas; plano de comunicação estratégica; definição e revisão de Missão, Visão e Valores; Pesquisa de Clima Organizacional (PCO); pesquisa de satisfação dos usuários; agenda 2030 e o Provimento 85/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, pelas Corregedorias do Poder Judiciário e pelo Serviço Extrajudicial.

No segundo dia, os temas discutidos foram ‘Sustentabilidade e Compliance’ e ‘Programa de Qualidade’. Nesse sentido, os assuntos aprofundados foram ações sociais e ambientais; o conceito Compliance; importância de seguir o código de ética; metas SMART (Específico, Mensurável, Alcançável, Relevante e Tempo); exemplos de indicadores estratégicos e de desempenho; exemplos de práticas de gestão para o PQTA (Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR); e a metodologia 5S.

O principal objetivo do curso é auxiliar a equipe do cartório a fazer uma gestão mais qualificada das serventias. Em tom descontraído, o treinamento abordou situações práticas do dia e dia, e também contou com exercícios individuais e em grupo.

Aline Brito destacou a importância e o objetivo do curso disponibilizado pela Anoreg/SP para os funcionários e oficiais dos cartórios paulistas.

“A importância desse treinamento é a gente conseguir implantar na cabeça dos colaboradores o quanto é importante ter qualidade, gestão e padronização dentro dos cartórios. Fazendo isso a gente vai conseguir ter um reflexo direto na satisfação dos usuários, com eles tendo uma experiência positiva e saindo dos cartórios satisfeitos e sabendo que, além da segurança jurídica, o atendimento foi de excelência”, declarou.

No período de setembro de 2022 a maio de 2023, a Anoreg/SP percorrerá todas as regiões do Estado de São Paulo. O objetivo da associação é levar o curso Gestão, Qualidade e Prática para 54 cidades, buscando gerar oportunidade para todos e estar mais perto dos cartórios.

Essa “democratização do ensino” foi outro ponto positivo ressaltado pela consultora Aline Brito. “Essa iniciativa de ser capilarizado (curso passando por 54 cidades) é uma forma democrática de levar conhecimento e também oportunizar a implantação de boas práticas de gestão para todos os cartórios do Estado de uma maneira geral. Então, essas serventias devem aproveitar os dias que terão os treinamentos nas cidades e colocar o maior número possível de colaboradores lá. Informação e conhecimento nunca é demais, a gente sempre pode estar melhorando o aprendizado”, acrescentou.

Ao final do curso, cada inscrito recebeu um certificado.

               

Um dos participantes do curso Gestão, Qualidade e Prática foi Lucas Marçon Borges, tabelião interino do 24º Tabelião de Notas de São Paulo.

                

Ele elogiou o treinamento e contou como utilizará os ensinamentos diariamente.

“Foi excepcional. O curso conseguiu abordar as questões do dia a dia, foi algo bem voltado tanto para o lado dos colaboradores quanto para o atendimento, sempre pensando no melhor benefício aos usuários. Para nós que utilizamos a gestão como principal ferramenta para melhorar cada vez mais o atendimento, dando mais qualidade e eficiência, sem dúvidas o treinamento será bastante útil no nosso dia a dia”, disse.

As inscrições para as próximas etapas do curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial podem ser feitas aqui.

Confira os próximos cursos:

21 e 22 de setembro (quarta e quinta) - São Bernardo do Campo (inscrições encerradas)

24 de setembro (sábado) - São Paulo

26 e 27 de setembro (segunda e terça) – Guarulhos

28 e 29 de setembro (quarta e quinta) - Santo André

1º de outubro (sábado) – Barueri (Inclui Osasco, Carapicuíba, Itapevi, Santana Parnaíba e região)

17 e 18 de outubro (segunda e terça) – Jacareí e cidades próximas

19 e 20 de outubro (quarta e quinta) – Bragança Paulista e cidades próximas

22 de outubro (sábado) – São Sebastião (Inclui IlhaBela, Maresias, Barra do Una e região)

24 e 25 de outubro (segunda e terça) – Ubatuba (Inclui Caraguatatuba, São Luiz Paraitinga e região)

26 e 27 de outubro (quarta e quinta) – Taubaté (Inclui Lorena, Pindamonhangaba, Caçapava e região)

29 de outubro (sábado) – São José dos Campos e cidades próximas
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/SP
Voltar