Home Notícias

Em formato híbrido, edição para gestores dos cartórios do curso Gestão, Qualidade e Prática é realizado com sucesso na capital paulista

Publicado em: 24/05/2023
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) promoveu, nesta segunda-feira (22/05), a edição exclusiva para gestores dos cartórios (titulares, substitutos e interinos) do curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial. O treinamento, realizado em formato híbrido (presencial e online), aconteceu na nova sede da Anoreg/SP, no bairro do Paraíso, em São Paulo, e marcou a inauguração do moderno espaço educacional da associação.

Cerca de 20 pessoas participaram do curso presencialmente, enquanto o formato online contou com mais de 250 participantes.

Parceira da Anoreg/SP há anos, a APCER Brasil – empresa referência em certificação – realizou uma parceria com a Conceitus Gestão – empresa referência em soluções em governança corporativa e focada no Modelo de Excelência em Gestão – para a aplicação do curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial. O treinamento é ministrado por Aline Brito e Marcelo Betamin, da Conceitus.

A edição especial teve duração de quatros horas e meia, e abordou alguns dos temas aplicados no curso Gestão, Qualidade e Prática realizado no Estado, porém, com uma linguagem mais direta e com situações que envolvem exclusivamente os gestores dos cartórios. Alguns dos assuntos levados ao treinamento foram: Liderança e Comunicação;  ESG; Compliance e Governança.

“No treinamento desta segunda-feira, na sede da Anoreg/SP, inauguramos a nova e moderna sala de treinamentos. Foi uma grande sensibilização dos titulares, interinos e substitutos do Estado de São Paulo. Além disso, apresentamos exemplos práticos e acessíveis a qualquer especialidade e porte de cartório. Reforçamos para os participantes que ‘a mudança é um processo e não um evento’. Indicamos a todos que participem do PQTA 2023 e contem com nossas orientações simples, com efetividade de alto padrão”, disseram os consultores Aline Brito e Marcelo Betamin.

Uma das titulares presentes no treinamento foi Jussara Citroni Modaneze, do 17º Tabelionato de Notas da Capital. Ela contou que a experiência foi excelente e destacou um dos pontos passados pelos consultores que chamou a sua atenção.

“Achei muito bacana um dos slides que dizia: ‘Mudar para que? Não temos tempo para mudanças’. Esse é nosso grande desafio. Seja pela tecnologia que temos hoje, pelos atos eletrônicos e pela modernidade. O curso foca em criar e divulgar procedimentos dentro do cartório para que todos os colaboradores observem as instalações, gestão e administração. Vale muito a pena participar e investir na serventia, assim conseguiremos uma melhor prestação dos nossos serviços”, disse.

Vinicius Fernandes, substituto do Registro Civil e Tabelião de Notas de Três Fronteiras, comarca de Santa Fé do Sul, gostou tanto do treinamento que essa foi a sua terceira participação. Antes, ele já havia participado juntamente da titular Marcela Agustinho das etapas de São José do Rio Preto e Jales.

“Fizemos questão de nos deslocarmos até São Paulo para participar dessa edição exclusiva para gestores. Em Jales, nós aproveitamos para levarmos nossos colaboradores. Foi um curso de extrema importância, abordando justamente esse tema de gestão. Tínhamos uma expectativa muito grande e elas foram superadas. O Marcelo e Aline foram de extrema importância na abordagem dos temas e sem dúvidas esse treinamento foi um divisor de águas para a nossa gestão”, declarou.

Além de titulares, substitutos e interinos, o treinamento contou com a participação do vice-presidente da Anoreg/SP, Demades Mario Castro, Paulo Bertolini e Alessandra Gaspar Costa, ambos da Apcer Brasil – empresa referência em certificação.

O vice-presidente da Anoreg/SP ressaltou o sucesso do evento. “Foi excelente. Todos os gestores das serventias em congraçamento, levantando perguntas e questões. Além disso, muitos titulares e substitutos participando no formato online. Posso dizer que o evento foi um grande sucesso, espero que todos tenham aproveitado bastante como uma preparação para o nosso PQTA, e que tenhamos mais inscrições na edição deste ano. Sucesso a todos na implementação das rotinas de gestão!”, declarou Demades Mario Castro.

Paulo Bertolini, diretor-geral da Apcer Brasil, destacou a parceria da empresa junto da Anoreg/SP e a Conceitus Gestão, e comentou os objetivos do curso.

“A gente desenvolveu esse programa de treinamento com o objetivo de fazer a divulgação e ressaltar a importância do processo de gestão dentro dos cartórios. Para que qualquer entidade ou organização consiga evoluir e atingir os objetivos traçados, é indispensável que se tenha um programa de gestão implantado. Esse treinamento visa suprir a necessidade de informação e, por mais que seja curto (de apenas algumas horas), a tarefa é trazer uma parte de conceitos fundamentais para que essas organizações possam fazer a implantação desses programas de gestão”, explicou.

Aline Brito e Marcelo Betamin agradeceram à parceria formada e o sucesso com a qual o treinamento foi realizado nesta segunda-feira e ao longo dos últimos meses.

“Gostaríamos de agradecer a acolhida da Anoreg/SP, ao vice-presidente Demades Mario Castro, ao gerente José Rama e toda sua equipe. Destacamos a parceria de sucesso com a Apcer, agradecendo pela confiança da Alessandra Gaspar e Paulo Bertolino, e aos titulares e substitutos presentes e aos mais de 270 participantes.  Foi uma grande satisfação apresentar, de uma forma prática e inovadora, os benefícios e exemplos de uma gestão de excelência nos cartórios de São Paulo. Muito obrigado! Estamos sempre à disposição para ajudá-los a elevar o nível de qualidade dos cartórios do Estado e orientarmos para conquistas de prêmios e certificações”, encerraram os consultores.

Assim como está sendo feito nos treinamentos realizados pelo Estado de São Paulo, os participantes (inclusive aqueles que participaram na modalidade online) desta edição receberam um certificado.

Até o momento, o curso Gestão, Qualidade e Prática já passou pelas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santo André, Barueri, Jacareí, Bragança Paulista, São Sebastião, Ubatuba, Taubaté São José dos Campos, Santos, São Roque, Itapeva, Registro, Itapetininga, Pirajuí, Botucatu, Capivari, Sorocaba, Campinas, Pirassununga, São Carlos, Mogi Mirim, Bauru, Jaú, Araraquara, Bebedouro, Catanduva, São Joaquim da Barra, Franca, Ribeirão Preto e Jaboticabal, Barretos, São José do Rio Preto, Birigui, Votuporanga, Jales, Andradina, Presidente Epitácio, Adamantina e Presidente Prudente.

Agora, o curso fará uma breve pausa e será retomado em junho. No próximo mês, as cidades que receberão o treinamento serão: Araçatuba, Ourinhos, Assis, Tupã, Avaré, Piracicaba e Marília.

Confira a agenda completa do mês:

10 de Junho (sábado) – Araçatuba – 14h às 20h
13 e 14 de Junho (terça e quarta-feira) – Ourinhos – 18h30 às 21h15
15 e 16 de Junho (quinta e sexta-feira) – Assis – 18h30 às 21h15
17 de Junho (sábado) – Tupã – 14h às 20h
19 e 20 de Junho (segunda e terça-feira) – Avaré – 18h30 às 21h15
21 e 22 de Junho (quarta e quinta-feira) – Piracicaba – 18h30 às 21h15
24 de Junho (sábado) – Marília – 14h às 20h

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg/SP
Voltar