Home Notícias

6º Feirão Caixa da Casa Própria conta com visualização de matrícula e certidão digital

Publicado em: 17/05/2010
 
A convite da Caixa Econômica Federal, cartórios participam do 6º Feirão da Casa Própria com estande onde os visitantes recebem informações e orientação gratuitas.


O primeiro dia do 6º Feirão da Casa Própria em São Paulo (13/05), no Centro de Exposições Imigrantes, recebeu, até as 18 horas, cerca de 15,5 mil pessoas e realizou 1,4 mil negócios que somaram R$ 197,9 milhões. O grande destaque deste ano é o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, responsável por quase metade do total de unidades habitacionais que serão postas à venda em treze cidades brasileiras nos próximos dois meses. Em São Paulo, 150 mil ofertas de imóveis novos e usados poderão atender mais de 120 mil pessoas, que terão disponíveis R$ 55 bilhões em financiamentos.

Participaram da abertura do evento, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab; o secretário de Habitação do Estado Lair Krähenbühl; o ministro das Cidades Marcio Fortes de Almeida; a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho; o vice-presidente de governo da Caixa, Jorge Hereda; o superintendente nacional da Caixa, Maurício Antonio Quarezemin; o superintendente regional da Caixa, Valter Nunes; o presidente de Cohab-SP, Luiz Ricardo Pereira Leite; o presidente do Secovi-SP, João Crestana; o presidente do Sinduscon-SP, Sérgio Watanabe; o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto; o ex-fubebolista Raí, que protagoniza a campanha de divulgação do evento; e a presidente da Anoreg/SP Patricia André de Camargo Ferraz, representando os notários e registradores do estado.

 
        
 

Em seus pronunciamentos as autoridades presentes à solenidade de abertura ressaltaram os excelentes números do crédito habitacional e o impulso que o setor da construção civil vem dando para o crescimento econômico do país.

A presidente da CEF ressaltou a importância do mercado imobiliário no crescimento do PIB brasileiro e das condições de planejamento trazidas pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

Nesse cenário de fortalecimento do crédito imobiliário e da política habitacional, a presidente da Anoreg/SP lembrou a importância da alienação fiduciária graças à estabilidade e segurança que esse instrumento confere aos financiamentos, possibilitando todo esse crescimento.

"A seriedade com que os Registros de Imóveis atuam relativamente à alienação fiduciária fornece completa segurança ao mercado, como podemos vislumbrar nos números apresentados pela Caixa, pelo governo federal, pelas instituições de crédito, construtoras e imobiliárias, apontando o crescimento do crédito imobiliário. O nosso papel é garantir a segurança do sistema de crédito habitacional do país", declarou Patricia Ferraz.

A participação dos cartórios

 

Mais uma vez, ANOREG/SP, ARISP e CNB-SP participam do Feirão com amplo estande para prestar informações e orientar os visitantes a respeito da formalização e registro de suas transações imobiliárias com toda a segurança jurídica.

Além dos serviços de autenticação de documentos, abertura e reconhecimento de firma, trazidos pelo Colégio Notarial, a novidade do 6º Feirão ficou por conta da Arisp, que pôs à disposição dos interessados os serviços de visualização da matrícula do imóvel e de emissão de certidões digitais, contribuindo para o sucesso da compra e venda realizada na hora.

 

Voltar