Home Notícias

Floresta dos Notários e Registradores do Brasil: um marco ambiental para os Cartórios brasileiros

Publicado em: 27/05/2025
A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), por meio da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR), mantém a Floresta dos Notários e Registradores do Brasil — uma iniciativa pioneira que simboliza o compromisso dos mais de 13 mil Cartórios extrajudiciais brasileiros com a preservação ambiental e a responsabilidade social.

Localizada no empreendimento Green Farm CO2 Free, no Pantanal do Mato Grosso do Sul, a floresta ocupa uma área de 43 mil metros quadrados de vegetação nativa, integrando os biomas Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. A iniciativa visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas atividades dos Cartórios, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Green Farm CO2 Free é um projeto de preservação ambiental que abriga diversas frentes de ação, incluindo o Criatório Conservacionista de Animais Silvestres (CCAS), que atua na reprodução e reabilitação de espécies ameaçadas, como a onça-pintada e a arara-azul. O projeto também desenvolve atividades de educação ambiental, recebendo anualmente milhares de crianças e adolescentes para experiências práticas voltadas à conservação.

A Floresta dos Notários e Registradores do Brasil integra um conjunto de ações promovidas pela Rares-NR, que também desenvolve campanhas como Páscoa Solidária, Campanha do Agasalho, Cartório Sustentável, Doação de Alimentos “Mesa Brasil”, Doação de Brinquedos e Livros, Natal Inteligente e Adote uma Entidade. Essas iniciativas reforçam o papel social dos Cartórios extrajudiciais e evidenciam o comprometimento da categoria com o meio ambiente e a cidadania.

Para saber mais sobre esta e outras ações da Rares-NR, acesse: https://rares.org.br.

Fonte: Anoreg/BR
Voltar