Home Notícias

Defesa do Consumidor debate formação de bureau de crédito por grandes bancos

Publicado em: 13/12/2016
A Comissão de Defesa do Consumidor discute, nesta quarta-feira (14), o novo bureau de crédito formado pelos Bancos Bradesco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal e Itaú Unibanco. O debate será realizado a pedido dos deputados João Fernando Coutinho (PSB-PE) e Severino Ninho (PSB-PE).
 
Coutinho explica que a possibilidade de o Cade aprovar a formação de um bureau de crédito surpreendeu o consumidor. O parlamentar explica tratar-se de um “escritório” onde se realizam trabalhos administrativos e outros negócios relacionados com a atividade da empresa. 

Segundo o parlamentar, o grupo atuaria no fornecimento de serviços e informações sobre adimplência e inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas para fins de decisão sobre concessão de crédito.

“Nossa preocupação vem com a possibilidade de bureau crédito formado pelos maiores bancos propiciar a práticas de condutas anticompetitivas, com a discriminação no acesso a informações geradas pelos bancos aos bureaus de crédito existentes no mercado e que serão concorrentes da nova empresa criada, além da discriminação do acesso de bancos concorrentes aos serviços do no bureau”, explica o deputado.

Foram convidados: 
- o coordenador-Geral da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Marcelo Nunes de Oliveira; 
- o diretor-presidente do Banco do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi; 
- o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli; 
- o presidente Executivo do Banco Santander, Sérgio Rial; 
- o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães Occhi; e 
- o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Egydio Setub.
O debate será realizado às 12h30, no plenário 8. 
Fonte: Câmara dos Deputados
Voltar