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Home Perguntas Frequentes – Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos
O que é necessário para atender o Deficiente Auditivo?
 
Indicar o local em que estão os equipamentos necessários para o acesso ao sistema. Lá, deverá existir um microcomputador ou notebook com câmera de vídeo e caixa de som ou fone de ouvido/microfone com conexão mínima de 4MB de internet (1MB de upload). O sistema foi desenvolvido para funcionar em desktops, notebooks, tablets e celulares com conexão mínima 3G.
 
Acesse o sistema e disponha a tela para o cidadão conversar com o operador que, posteriormente interpretará as informações para o atendente. Tudo o que for dito pelo atendente também será comunicado ao deficiente visual.
 
 
Como funciona a interpretação?
 
Ao realizar o login no Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos, no site da ANOREG/SP, você se conectará automaticamente em uma central de intérpretes de LIBRAS, que visualizará os sinais do cidadão, fará a interpretação e falará a mensagem para o atendente, que a ouvirá pelos fones de ouvido ou caixas de som.
 
A comunicação entre o atendente e o intérprete será realizada por meio do microfone e caixas de som ou fones de ouvido e a troca de mensagens em LIBRAS, entre o intérprete e o cidadão, será por meio da câmera de vídeo e monitor.
 
Veja exemplos no link de vídeo abaixo:
   A conexão com o interprete de LIBRAS ocorre em no máximo 60 segundos. (em momentos de muita demanda pode demorar mais alguns segundos)

Ocorrendo alguma falha de sistema ou demora de conexão, entre em contato com a Central de Intérpretes:
      • Telefone: (21) 3842-4850
      • Skype: viavelbrasil

 Caso o problema seja com a senha de acesso, entre em contato com a ANOREG/SP no telefone (011) 3111-6363.



Caso o sistema não funcione corretamente no Google Chrome ou Internet explorer
Abrir diretamente via site da Helpvox pelo link: https://www.helpvox.com.br/connect/empresarial/



Receberei algum material com dicas para o atendimento?
 
Sim, a ANOREG/SP enviará pelo Correio o manual de procedimentos, um pôster de atendimento à legislação para murais e o adesivo de identificação do local de atendimento ao deficiente audiovisual.
 
 
Como consigo a senha de acesso ao sistema?
 
As informações sobre o nome de usuário e a senha de acesso consta no corpo do texto do e-mail enviado pela ANOREG/SP aos cartórios em 23/12/2015 e dentro do envelope do KIT enviado pelos Correios.
 
 
Quando o sistema estará disponível?
 
A partir do dia 4 de janeiro de 2016, segunda-feira.
 
 
Quem é o responsável pelo sistema?
 
O gestor do Sistema é a ANOREG/SP e ele foi patrocinado pela ARISP, ARPEN/SP, CNB-SP e IEPTB/SP. A ANOREG/SP terceirizou a central de atendimento da empresa Viável Brasil / Helpvox.
 
 
Qual é o horário de funcionamento?
 
De segunda à sexta, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 12h. Não disponível nos feriados nacionais.
 
 
O Sistema funciona em Tablets e Celulares?
 
Sim. É necessário instalar o APP "Viavel Brasil" / "Helpvox" que está disponível no Apple Store e no Google Play, mas de preferência ao atendimento utilizando Desktop com a câmera e microfone ou Notebook.
 
 
Qual câmera e fone/microfone que necessito para utilizar o desktop?
 
Nosso sistema utiliza o mesmo sistema de câmera e fone/microfone utilizado para conversas no Skype e Facebook, são câmeras e fones de ouvido simples que podem ser adquiridos em lojas de informática, grandes papelarias e redes varejistas/hipermercados.
 
 
Quais Cartórios possuem acesso ao Sistema?
 
Com o objetivo de oferecer acessibilidade plena aos deficientes auditivos e cumprir a Lei nº 13.146/15, que institui o Estatuto do Deficiente, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) disponibiliza a todos os cartórios associados a ela e concomitantemente aos institutos membros parceiros neste projeto - Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), Colégio Notarial do Brasil, Seção São Paulo (CNB-SP) e Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil, Seção São Paulo (IEPTB/SP) - o Sistema ANOREG/SP de Atendimento a Deficientes Auditivos, disponível no portal www.anoregsp.org.br.
 
Aos cartórios não associados à ANOREG/SP e a umas das entidades - Arisp, Arpen-SP, CNB-SP e IEPTB/SP - será disponibilizada, excepcionalmente e em caráter experimental até 31 de março de 2016, o referido Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos.


Dicas Técnicas

 Todos os Cartórios associados devem efetuar o teste no novo sistema de Intérprete em LIBRAS
 
  • O Usuário é o CNS do Cartório e a Senha é a mesma da versão anterior do sistema.
  • Caso de dúvida da senha entrar em contato com a ANOREG/SP pelo e.mail associados@anoregsp.org.br
 
Ao acessar pela primeira vez, o navegador irá solicitar permissão para acesso a Câmera e Microfone, Selecione: “Sempre Permitir”  - caso indevidamente cadastre bloquear, será necessário localizar no navegador a área de configurações de privacidade e segurança e alterar para “Sempre Permitir”
  • Devido ao grande acesso da comunidade surda e dos cartórios para conhecer ou configurar o novo sistema e pela equipe de intérpretes estar em trabalho remoto, o acesso está levando aproximadamente 90 segundos (as vezes mais)
 
Caso apresente problema, verifique se o navegador está atualizado (caso Google Chrome clique nos 3 pontos na barra superior direita > ajuda > Acerca do Google Chrome > atualizar)
 
Caso seu Cartório utilize antivírus mais restritivo, com controle: de acessos a sites, de instalação de software e hardware, de uso de dispositivos usb etc., como Kaspersky Endpoint Security Cloud, e o navegador não apresente o seu vídeo e/ou do intérprete, será necessário realizar algumas liberações pelo usuário master do antivírus:
 
1 - Cadastrar os 3 endereços abaixo na liberação do Antivírus,
 
O exemplo abaixo é do Kaspersky Endpoint Security Cloud, mas outros antivírus são similares.
  • Acesse o Kaspersky Business Hub (https://cloud.kaspersky.com/) e efetue login
  • Selecione o “perfil” que será configurado
  • Acesse: Configurações de Segurança > proteção de ameaças WEB > Configurações:
  • Exclusões da Proteção Contra Ameaças da Web > Configurações
 
Adicionar: (cadastrar com o asterisco e todos os pontos)
*.helpvox.com.br
*.tokbox.com
*.opentok.com

 
2 - Acesse: Perfis de segurança > Padrão > Configurações de gerenciamento > Controle de Dispositivos > Regras para o bloqueio de categorias de dispositivos> Câmeras e Scanner alterar para “Permitir”
 
3 - Caso ainda permaneça bloqueio do Antivírus, acesse:
Perfis de segurança > Padrão > Configurações de gerenciamento > Cloud Discovery > Programas de mensagens > “Vonage” alterar para “Permitir”
 
4 - Sendo necessário liberar portas no Firewall, o sistema utiliza TCP 443 (https), UDP 3478.
 
Somente para o usuário master do antivírus, necessitando auxílio, enviar e.mail para associados@anoregsp.org.br com os dados abaixo que estaremos encaminhando para a equipe de TI da Helpvox entrar em contato para orientações extras de configuração.
  • nome,
  • telefone,
  • cartório,
  • breve descrição do problema
  • breve descrição das configurações realizadas
  • Configuração da máquina, sistema operacional, navegador, antivírus (incluindo versões)
 
  
Necessitando mais informações entre em contato com a ANOREG/SP pelo telefone (11) -3111.6363 ou e.mail associados@anoregsp.org.br
 


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