Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

2º RCPN de Guarulhos utiliza sistema de Libras da ANOREG/SP para realização de casamento 

Publicado em: 17/11/2017
Aconteceu hoje (17.11), no período da manhã, no 2º Registro Civil das Pessoas Naturais de Guarulhos, a celebração matrimonial de um casal em que o noivo possui deficiência auditiva. A cerimônia foi realizada com a utilização do Sistema de Libras, disponibilizado pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) a todos os cartórios paulistas. 

Uma das formas de inclusão aos surdos na sociedade torna possível a comunicação deles com as demais pessoas. Segundo o Artigo 83, previsto na Lei Brasileira de Inclusão (LBI) – (Lei 13.146/2015), “os serviços notariais e de registro não podem negar ou criar óbices ou condições diferenciadas à prestação de seus serviços em razão de deficiência do solicitante, devendo reconhecer sua capacidade legal plena, garantida a acessibilidade”. 

É por este motivo, Fábio Eduardo Braz, substituto do cartório recomenda a utilização do sistema. “Indico a todos que ainda não utilizam. O sistema é simples e bem prático e, o mais importante, é ter a satisfação de todos os usuários”. 

Daiane Cristina Quinto, escrevente foi a responsável por realizar a celebração. “Em alguns casos os noivos pagam por um intérprete, mas o casal não tinha, então utilizamos o sistema da ANOREG/SP que é gratuito. O sistema funciona por vídeoconferência e possui auxílio de um intérprete em tempo real. É bem prático. Utilizamos cada vez em nossos atendimentos”, afirmou.  
Fonte: Assessoria de Imprensa ANOREG/SP
Voltar