Home Notícias

Comissão de Desburocratização da ANOREG/SP visita o secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho

Publicado em: 03/07/2008
 
A reunião tratou de propostas comuns ao Programa Estadual de Desburocratização e à Anoreg/SP
 
Rodrigo Valverde Dinamarco, Francisco Ventura de Toledo, Fábio Azenha de Toledo, Reinaldo Velloso dos Santos, Thomaz Clóvis Marchetti, Patricia Ferraz, Guilherme Afif Domingos, Laura Vissotto da Cunha, Antônio Otero e Carlos Leony Fonseca da Cunha.
Rodrigo Valverde Dinamarco, Francisco Ventura de Toledo, Fábio Azenha de Toledo, Reinaldo Velloso dos Santos, Thomaz Clóvis Marchetti, Patricia Ferraz, Guilherme Afif Domingos, Laura Vissotto da Cunha, Antônio Otero e Carlos Leony Fonseca da Cunha.

Na última terça-feira, 1º de julho, a Comissão de Desburocratização da Anoreg/SP visitou o prédio da Secretaria da Habitação no centro de São Paulo, onde se reuniu com o secretário do Emprego e Relações do Trabalho do governo do estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, presidente do Comitê Estadual de Desburocratização – CED.

Além do secretário, participou da reunião o coordenador do Núcleo de Apoio à Desburocratização, Carlos Leony Fonseca da Cunha. Pela Anoreg/SP, participaram a presidenta Patricia André de Camargo Ferraz (RI/Diadema), o presidente da Comissão de Desburocratização Rodrigo Valverde Dinamarco (30º RCPN/São Paulo), o representante da OAB/SP Antônio Luís Guimarães de Álvares Otero e os seguintes integrantes da comissão: Francisco Ventura de Toledo (17º RI/SP), Laura Vissotto da Cunha (1º Notas/S. José dos Campos), Reinaldo Velloso dos Santos (3º Protestos/Campinas), Fábio Azenha de Toledo (RI/Pirassununga) e Thomaz Clóvis Marchetti (4º Protestos/SP).

O Programa Estadual de Desburocratização é coordenado pelo CED e seus objetivos são otimizar procedimentos, aperfeiçoar a prestação de serviços públicos, facilitar a vida do empreendedor e reduzir os custos dos serviços públicos para o cidadão mediante a simplificação de trâmites e redução de exigências burocráticas.

A afinidade de propostas e objetivos entre os programas do governo estadual e da Anoreg/SP é completa. A Comissão de Desburocratização visa ao aperfeiçoamento dos serviços prestados pelos registradores e tabeliães de São Paulo. A presidenta Patricia Ferraz declarou que o interesse primordial da iniciativa é o cidadão usuário dos serviços. Informou ainda, que a idéia de criação da Comissão de Desburocratização da Anoreg/SP nasceu com a própria iniciativa de desburocratização dos governos do estado e do município. “Queremos revisar os procedimentos extrajudiciais e estudar propostas para, em colaboração às propostas do poder público, implementar medidas que permitam reduzir a burocracia e ganhar mais agilidade nos serviços oferecidos sem descuidar da segurança jurídica: esse é o nosso grande desafio”.

Antônio Luís Guimarães de Álvares Otero
Antônio Luís Guimarães de Álvares Otero

Segundo o representante da OAB/SP, Antônio Otero, a reunião foi muito produtiva. “O secretário tem planos claros de desburocratização, assim como a comissão de desburocratização também trouxe planos claros. Discutimos propostas para o registro de pessoas jurídicas, o registro civil de pessoas naturais, e a regularização fundiária. No entanto, tudo isso é parte de um projeto mais amplo que precisa ser iniciado de imediato, isto é, os procedimentos práticos administrativos. A lei é muito difícil de ser modificada, mas as condutas podem ser trabalhadas e esse é o objetivo da nossa comissão.”

Patricia André de Camargo Ferraz
Patricia André de Camargo Ferraz

Patricia Ferraz declarou que a reunião com o secretário Guilherme Afif Domingos, secretário do Emprego e Relações do Trabalho do governo do estado de São Paulo, tinha como objetivo apresentar a ele a Comissão de Desburocratização da ANOREG/SP, mas acabou por se transformar num grande evento institucional. “Tivemos a oportunidade de conversar com o secretário aprofundadamente sobre as propostas de desburocratização que estão sendo discutidas com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho. Tratamos da questão da facilitação do Registro Civil de Pessoas Naturais mediante o incremento do serviço que já é prestado nas maternidades; da capilarização do Registro de Pessoas Jurídicas; dos serviços que são prestados pela Junta Comercial; e de propostas para a regularização fundiária dos imóveis irregulares no estado de São Paulo. Todas as propostas visam facilitar a vida do empreendedor e do pequeno empresário bem como dinamizar a economia e fomentar o desenvolvimento, de acordo com as metas da própria Secretaria. Acredito que essa conjunção de objetivos entre as propostas de desburocratização do governo e da Anoreg/SP resultarão em excelentes resultados para toda a sociedade.”

(Fotos Júlio Vilela)

Voltar