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Cartórios lançam Campanha Publicitária em evento no Palácio dos Bandeirantes em SP 

Publicado em: 14/06/2019
Campanha “Cartórios. Quem Protege Você” percorrerá regiões do Estado para capacitar equipes de atendimento antes de ação junto aos veículos de comunicação

Nesta sexta-feira (14.06), ocorreu no Palácio dos Bandeirantes – sede do Governo do Estado – o lançamento da Caravana da Proteção, iniciativa das seis entidades paulistas do segmento extrajudicial, em evento que contou com a presença de renomados palestrantes do meio empresarial e publicitário.

O lançamento reuniu aproximadamente 500 pessoas e teve o objetivo de apresentar a todos os responsáveis por delegações extrajudiciais a nova campanha de comunicação dos cartórios paulistas que, futuramente, se estenderá para todo o Brasil.

Coube à presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, realizar o pronunciamento oficial de abertura. Em suas primeiras palavras, Giselle destacou a importância do movimento em defesa da atividade cartorial.



“O desconhecimento é a palavra chave não só para os ataques que sofremos diariamente pelo poder público, imprensa e sociedade, como também para imagem negativa que nossa atividade possui. Nossos serviços garantem a segurança de todas as relações jurídicas dos cidadãos desde o seu nascimento.  Os cartórios estão ao lado da sociedade e dos três poderes, participando ativamente de todos os processos de modernização, desenvolvimento, desjudicialização e desburocratização pelos quais o Brasil passa e já passou. Mesmo assim, os serviços realizados pelos notários e registradores são colocados em cheque e isso precisa mudar. Por isto, estamos aqui unidos para mudar a nossa imagem e levar para a população a nossa verdade”, enfatizou.

Em seguida, o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), Cláudio Marçal Freire, ressaltou que a iniciativa tem o objetivo claro de mudar uma cultura. “Hoje em dia, nenhuma marca, empresa e instituição sobrevive sem uma reputação. Se for positiva, ela gera empatia e negócios, abre portas, constrói relações e te faz ser ouvido; já se for negativa, tudo se desvirtua. O que começa aqui tem o potencial de revolucionar uma reputação e que fará uma grande diferença no trabalho desenvolvido por cada um de nós”, pontuou.



- Palestras:
A primeira palestra “Cultura, Liderança e Propósito” foi realizada por Martha Gabriel, executiva e consultora nas áreas de business, inovação e educação. Martha trouxe uma exposição focada na reputação, mostrando sua importância e no que ela afeta. “A reputação determina o relacionamento e o engajamento tanto do público interno como no externo. Ela também possui o poder de blindar crises, facilitar ou prejudicar os negócios, além de ser a melhor arma para resolver problemas de imagens”, destacou. A consultora trouxe uma frase do ex-presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln para ressaltar a importância da reputação.  “O caráter é como uma árvore e a reputação como sua sombra. A sombra é o que nós pensamos dela; a árvore é a coisa real”, disse.  



Martha explicou que para gerar uma boa reputação, além de ter qualidade, é preciso comunicar, sendo que “a comunicação é a base de qualquer troca de informação para que possa ter resultados”. “Sem essa divulgação, as pessoas não sabem quem somos e a importância do nosso trabalho”. Sobre a campanha da Caravana, a consultora explica que o objetivo é gerar engajamento, mostrar para todos algo que já existe, mas que passa despercebido com o volume de informação do mundo atual.

A segunda exposição abordou o tema “Propaganda: a cultura através dos colaboradores” e ficou a cargo do especialista Edmour Saiani, que mostrou algumas técnicas para fidelizar os usuários e também para melhorar o dia a dia da serventia. “Você está preparado para o cliente? Porque nem sempre damos atenção para eles como deveríamos. Por isso, a pessoa responsável pelo balcão é essencial. O cliente só volta se a experiência de atendimento for de qualidade”, ressaltou.



Saiani, que é engenheiro mecânico formado pelo ITA e pós-graduado em Marketing pela FGV/SP, explica que toda organização/entidade só terá sucesso se tiver um grande líder. “Líder bom é aquele que cuida da equipe, é exemplo para todos; sabe contratar e demitir; ouve mais do que fala; é justo e sabe dar autonomia para aqueles funcionários que merecem”, ressaltou.

“Todos que trabalham no cartório vão ser responsáveis para que esse movimento aconteça, mas primeiramente você precisa fazer o bem para as pessoas que trabalham com você, assim elas vão fazer o bem para os clientes e usuários”, finalizou Saiani.

Em seguida, o publicitário Luiz Lara, chairman da lewlara/TBWA e membro do Conselho Superior da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), apresentou a campanha Cartórios. Quem Protege Você.  “Hoje é um dia histórico! Este movimento que está ocorrendo é para mudar história e imagem dos cartórios. Infelizmente, a sociedade acredita que os cartórios são lentos, burocráticos e caros, mas isso ocorre por um desconhecimento que só existe porque não há uma comunicação para informar, de forma clara, os inúmeros benefícios que a atividade promove no País diariamente”, enfatizou.  



Lara destaca que a campanha terá o viés de “proteção”, porque a proteção dada pelos cartórios é maior que todos os “defeitos” atribuídos à instituição. “Chega de críticas indevidas e ameaças abusivas. Nós vamos construir juntos uma percepção de valor para os nossos cartórios. Vamos escrever uma nova história!”, finalizou.

- Debates:



Na sequência, o presidente da Anoreg/BR e do Sinoreg, Cláudio Marçal; a presidente da Anoreg/SP, Giselle Barros de Oliveira; o presidente da Arisp, Flaviano Galhardo; o presidente do IEPTB/SP, José Carlos Alves; o presidente do CNB/SP, Andrey Guimarães; o vice-presidente do Arpen/SP, Gustavo Renato Fiscarelli; Luiz Lara e os palestrantes Edmour Saiaini e Martha Gabriel foram convidados para participarem de um debate.



O mestre de cerimônia, o jornalista Sérgio Aguiar, iniciou os questionamentos perguntando para a presidente da Anoreg/SP de onde surgiu o esforço e a vontade de mudança da imagem da atividade dos cartórios. “Apesar dos nossos números, apesar da certeza, da convicção que eu tenho, de que nós prestamos um serviço eficiente e que agrega segurança a todas as relações jurídicas do cidadão, nós estamos constantemente sendo questionados, hostilizados pela sociedade, pela imprensa, por todos os poderes. A nossa história é boa, e vale a pena tentar mudar a imagem que a gente tem na sociedade porque o serviço que prestamos é para o cidadão e é bom - e eu acho que nós merecemos o reconhecimento”, comentou Giselle Barros de Oliveira.

Aguiar, então, questionou o vice-presidente da Arpen/SP sobre ser parte do Registro Civil, já que lida com grandes emoções, com que a campanha pode contribuir. “Primeiro de tudo, gostaria de falar dessa iniciativa que de fato vai mudar a nossa história, tenho certeza disso. É o ponta pé inicial de uma nova percepção que a sociedade tem dos cartórios, e está sendo brilhantemente conduzida pela Anoreg/SP. E isso aqui representa o futuro da atividade. Se nós nos segmentarmos de alguma forma seremos menos, se nós nos unirmos, seremos mais”, ressaltou Fiscarelli.



O presidente do CNB/SP foi questionado sobre os maiores desafios de comunicação que os notários enfrentam na sociedade. “Nós estamos diante de uma sociedade estressada, cansada, impaciente. Precisamos achar o ponto de como mostrar o que temos de bom, mostrar boa-fé, mostrar boa vontade, mostrar que desejamos melhorar e que precisamos melhorar - porque toda instituição precisa melhorar. Então, acho que o maior desafio é achar o tom para poder tocar as pessoas, encontrar o que vai fazer a sociedade mudar essa percepção”, declarou Guimarães.

O mestre de cerimônia falou sobre a seriedade de lidar com o patrimônio das pessoas, e passou a palavra ao presidente da Arisp para falar sobre a proteção nos Registros de Imóveis.
“Na nossa atividade é um ponta pé inicial para um novo caminho da história do extrajudicial no Brasil. O registro de imóveis e de propriedade, assim como o sistema notarial e registral, tem um mundo por trás que passa desapercebido, nas discussões, nos debates, que é a questão da proteção das pessoas, a proteção do patrimônio e existe algo muito maior que é o direito à propriedade privada. Quando a gente vê uma pessoa buscar a lavratura de uma escritura, buscar o registro do seu imóvel, buscar o serviço no registro civil, protesto, enfim, qualquer serviço extrajudicial, notamos o semblante da pessoa, que a partir de então, pode ficar sossegada, porque o seu documento, o seu imóvel, o seu ato de cidadania está garantido”, declarou Galhardo.

Em seguida Aguiar, perguntou para o presidente do IEPTB/SP como a cultura da proteção pode agregar aos serviços dos tabeliães de protesto. De acordo com José Carlos Alves, os tabelionatos de protesto recuperam cerca de R$ 2 bilhões por ano, porém esse valor é apenas nos créditos públicos dos estados, dos municípios e da União no Estado de São Paulo. “Se a gente considerar todos os pagamentos que são feitos pelos sacados, vamos chegar a uma cifra de R$ 9 bilhões por ano só no Estado de São Paulo. Os emolumentos recolhidos do cartório não ficam somente para o cartório, sendo que uma boa parte dessas parcelas é destinada aos poderes públicos. Nós fazemos muito só que, lamentavelmente, divulgamos pouco. E é isso que nós pretendemos mudar com a Caravana da Proteção”, explicou Alves.

Aguiar perguntou ao presidente da Anoreg/BR e do Sinoreg se a Caravana da Proteção será estendida para todo o País. “Nós fizemos a primeira reunião em São Paulo sobre a campanha e já tínhamos a proposta de levar isso para todo o Brasil. Porém, o País é muito grande e temos peculiaridades. Por isso, achamos melhor, para esse início, começar só em São Paulo e levarmos essa campanha para o Brasil na medida que nós vamos ter as nossas experiências. Além disso, vai depender do desejo dos outros estados”, explanou Marçal.



Luiz Lara foi convidado a falar sobre a lição de casa que cada participante deve levar para o cartório. “É a paixão que eu peço para que todos vocês levem para dentro dos seus cartórios dos quais vocês são titulares. Reitero: vocês são livres, vocês têm um impacto enorme não apenas dentro do cartório, mas também na comunidade, na cidade, na região, nas famílias e nas pessoas. Abracem essa crença “Cartórios que protege você”, professem essa bandeira diariamente, e realmente adotem”, comentou Lara.

O mestre da cerimônia questionou Martha Gabriel sobre quais são os primeiros passos para mudar a cultura dentro de cada cartório. “A cultura começa pela liderança, depois você tem que educar as pessoas para que elas usem a cultura que você quer. Seria então os três es: educar, dar estrutura e depois estimular, que pode ser estímulo positivo ou negativo”, discorreu Martha Gabriel.

Para finalizar os debates, Edmour Saiaini respondeu uma pergunta do auditório de como estimular os colaboradores a acreditarem na causa e, mais do que isso, se sentir parte fundamental do sucesso desse movimento. “Uma das coisas que eu acho mais importante nesse movimento é contabilizar quem passou a fazer. Se cada um de vocês pegar os seus funcionários, trocar uma ideia com eles e souber explicar o que nós queremos dizer do trabalho dele, só pessoas muito boas vão conseguir passar para o cliente o que a gente quer, e ao invés de só nós agradecermos, eles também vão agradecer”, finalizou Saiaini.



- Eventos Regionais:

Com o objetivo de ajudar na construção do conhecimento necessário para a aquisição de competências e habilidades técnicas essenciais para o desempenho profissional, Márcia Oller, graduada em administração de empresas e especialista em marketing e, Pamella Kazantzis, psicóloga e consultora de desenvolvimento organizacional, mostraram aos presentes o material (gibi, e-book e áudio book) que será usado na próxima fase da ação, que se estenderá pelas regiões do Estado.





Nos próximos meses, a Caravana da Proteção percorrerá a capital e cidades no interior para o treinamento dos substitutos e líderes de equipes, tendo sido escolhidas São Paulo, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Marília, Campinas como praças dos eventos.

Uma plataforma online – especializada em treinamentos de equipes – será a responsável por capacitar os colaboradores de unidades, cujo treinamento será acompanhado em tempo real pela equipe do projeto.

A iniciativa reúne a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB/SP), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp) e o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP).
Fonte: Assessoria de Imprensa
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