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Registro Civil de São Vicente ganha seu primeiro Prêmio de Qualidade Total

Publicado em: 01/09/2016
Cartório da cidade foi vencedor na categoria Prata do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR no ano de 2015

“A principal razão que nos fez participar do prêmio foi a busca por melhorar nosso serviço e ambiente de trabalho. Entendemos que essa participação é uma forma de aprender. Muitos colegas pensam que devem se preparar para ganhar o prêmio, eu discordo. A gestão da serventia extrajudicial me parece que envolve duas coisas: processos e pessoas. A melhoria desses dois fatores é gradativa, deve ser assimilada por todos os colaboradores aos poucos. Por isso, optamos por nos inscrever no prêmio de qualidade no ano passado para poder avaliar nossa gestão e aprimorar os pontos apontados pela auditoria pouco a pouco”.

Foi com esse objetivo que a Oficiala de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e tutelas de São Vicente, Ana Paula Goyos Browne, inscreveu sua serventia pela primeira vez no Prêmio de Qualidade Total - PQTA - no ano de 2015, quando obteve o destaque com o prêmio na Categoria Prata. Um dos critérios de avaliação do PQTA é a agilidade nos serviços prestados, o que motivou o cartório a monitorar os indicadores relacionados ao tempo de atendimento e ao prazo de entrega dos serviços, estipulando metas, e fazendo com que, anualmente, esse número seja aprimorado.



“Ganhar o prêmio foi superbacana, realmente não tínhamos essa expectativa. A premiação aumenta a confiança da sociedade no serviço prestado, da corregedoria no delegado em que confia, e da equipe no cartório do qual faz parte. Enfim, em uma palavra, aumenta a "confiança", acrescentou Ana Paula.

Segundo a registradora, a inscrição representou uma injeção de ânimo na equipe, tornando o clima de colaboração e vontade de construir algo que irá reverter em favor da sociedade. No último ano o cartório implementou várias sugestões que estão disponíveis no Manual de Boas Práticas da Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), conseguindo melhorar o clima organizacional e aumentar os canais de comunicação com a administração da unidade.

A qualidade total baseia-se em uma filosofia de melhoria contínua, onde as unidades participantes visam não somente a conquista, mas também a manutenção da cultura da qualidade, por meio da participação em novas iniciativas, com o objetivo de manterem-se sempre atualizadas em relação aos requisitos de excelência e qualidade exigidos na gestão organizacional da unidade e satisfação dos usuários.


Foram diversos itens, que após a auditoria, fizeram o cartório de Registro Civil de São Vicente prestar mais atenção às melhorias exigidas. O cartório, que não contratou consultorias para realizar a avaliação, se uniu e passou a investir em mudanças na rotina , como a utilização de lâmpadas econômicas e torneiras temporizadas, investimento em atividades culturais para os colaboradores (ingressos de cinema), implementação de premiação do funcionário do mês, programa de bônus semestral, implementação de coletor para descarte de pilhas e baterias, café de manhã com a oficial, distribuição de calendário de vacinação infantil entregue no ato de registro de nascimento, promoção de campanhas sociais, dentre muitas outros.




“Felicidade e orgulho de fazer parte da equipe do Registro Civil de São Vicente me define. A vontade de aprimoramento constante e o aprendizado, não acabam nunca”, concluiu Ana Paula.



Sobre o Prêmio de Qualidade (PQTA)

O Prêmio de Qualidade (PQTA) concedido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), tem o objetivo de auditar e premiar os cartórios que atendem à requisitos de qualidade e excelência na prestação dos serviços extrajudiciais.
Instituído em 2005, o PQTA já é considerado referência em avalição na prestação de serviços ao usuário e tem mostrado grande aderência por parte das unidades cartorárias. Somente em 2015 foram auditados 111 cartórios em todo o País. Nas quatro últimas edições o número de inscritos duplicou, aumentando também o número de cartórios que receberam a premiação máxima.

Pelo quinto ano consecutivo, a APCER Brasil, empresa do Grupo APCER (Associação Portuguesa de Certificação), organismo referência no setor de certificação europeu, fará a auditoria dos prêmios. A empresa possui grande rede de auditores espalhados pelo território nacional, que significa baixos custos de deslocamento. Cartórios de diferentes tamanhos e especialidades podem participar da premiação, tendo em vista que o processo de auditoria leva em consideração as várias naturezas cartorárias, como também a localização da serventia. 
 
Fonte: Anoreg/SP
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