Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

25 Cartórios de São Paulo recebem o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019

Publicado em: 02/12/2019
Com 25 Cartórios premiados, São Paulo foi o Estado com o maior número de vencedores na cerimônia de entrega do 15º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), realizada na noite do último dia 28 de novembro na cidade de Aracaju (SE) e que reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 162 cartórios de todo o País. De São Paulo foram premiados 15 cartórios na categoria Diamante, cinco na categoria Ouro e cinco na categoria Prata.


 
Além das serventias de São Paulo, cartórios de outras 21 unidades federativas do País foram premiados. Entre essas unidades, 78 receberam a condecoração na categoria Diamante, 32 na categoria Ouro, 26 na categoria Prata, 2 na Bronze. O Estado de São Paulo liderou o número de unidades premiadas, com 25 cartórios, seguido por Goiás, com 21 representantes, Minas Gerais com 19 e Ceará com 17 serventias premiadas.
 
“O PQTA é muito importante para a atividade notarial e de registro porque é um Prêmio que estimula nossos colegas ao aperfeiçoamento e melhor gerenciamento das serventias, o que reflete em benefício ao usuário e à população. O recorde no número de inscritos e premiados é uma felicidade para toda a atividade extrajudicial brasileira”, afirmou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), Claudio Marçal Freire.

 
Prêmio Destaque
 
Além das suas quatro categorias tradicionais, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2019 também realizou a entrega do Prêmio Destaque – que anualmente premia o cartório com as ações mais completas relacionadas a um determinado requisito do certame e que é definido pela comissão organizadora do evento.
 
Neste ano, o Prêmio Destaque foi entregue para as ações relacionadas a Inovação, com três eixos de gestão: eficiência, ineditismo e efeito multiplicador.
 
“No eixo eficiência, temos a conjugação de vários fatores que levam os nossos usuários a um atendimento mais rápido, sem perder a segurança e a eficácia que os atos devem ter. Já no eixo do ineditismo, temos histórias que trouxeram novidades para o nosso setor, no âmbito da tecnologia. E por último, temos o efeito multiplicador, que é a capacidade que alguns cartórios demonstram de ter práticas e gestões tão eficientes que a Comissão Organizadora considerou que devem ser multiplicadas para todos os notários e registradores do país”, explicou a diretora de qualidade da Anoreg/BR e coordenadora do PQTA, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.
 
O cartório vencedor do Prêmio Destaque Inovação Eficiência foi o 12º Registro de Imóveis do Rio de Janeiro, onde foram realizados os primeiros contratos estruturados do registro de imóveis do Brasil. No eixo ineditismo, o vencedor foi o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São José do Rio Pardo. Já o destaque em Inovação Efeito Multiplicador foi entregue para o Registro de Imóveis Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema (SP).
 
Avaliação
 
Como forma de garantir a integridade nas notas, a auditoria das serventias participantes é realizada de maneira independente pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação, organismo referência do setor da certificação na Europa e presente nas Américas, África, Oriente Médio e Ásia, cujos auditores visitam cada uma das unidades inscritas.
 
Os cartórios são avaliados com base em 10 critérios diferentes: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.
 
Para acessar a lista completa dos ganhadores, clique aqui.
 
Para acessar a lista de fotos, clique aqui
Voltar
Compartilhe este conteúdo: