Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Catedral da Sé: do Centro de São Paulo para o mundo

Publicado em: 26/10/2021
Em entrevista especial à Anoreg/SP, a guia de turismo Luciane Ribeiro conta a história de um dos imóveis mais importantes e antigos do estado
 
Em 1913, o centro histórico da cidade de São Paulo inaugurava um dos grandes monumentos neogóticos do mundo, a Catedral da Sé. A importante instalação que contribui na contação da história urbana e arquitetônica de São Paulo é o destaque desta reportagem especial produzida pela Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP). Localizada na Praça da Sé, centro histórico de São Paulo, a Catedral da Sé ou Catedral Metropolitana de São Paulo ocupa 111 metros de comprimento e 46 metros de largura. “A Catedral é um templo de Fé e arte. A rica convicção do espaço demonstra a força das pessoas que a construíram”, conta a guia de turismo da Catedral da Sé, Luciane Ribeiro.


Parte interna da Catedral

Projetada pelo arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, a Catedral da Sé foi desenvolvida no estilo neogótico, apresentando arcos ogivais, vitrais e a grandiosa cúpula. “Nos elementos arquitetônicos da Catedral predominam o estilo eclético, englobando diversos elementos arquitetônicos de estilos distintos. O espaço foi inspirado nas grandes catedrais medievais europeias da época”, destaca a guia.

Antes de se tornar a grandiosa Catedral, o espaço era ocupado por uma pequena igreja frequentada pelos moradores da vila de São Paulo do Campo. Para construir o templo que conhecemos hoje, a pequena obra precisou ser demolida. Foram precisos 41 anos (1913 – 1954) para inaugurar o monumento. “A inauguração foi realizada em janeiro de 1954 mesmo com construção da obra inacabada (faltavam a execução da cúpula, a construção das torres e chegada dos vitrais e dos sinos)”, conta Luciane Ribeiro. “Em 1999 a Catedral precisou ser fechada por três anos para a realização de restauros internos e externos. Foram construídas 14 torres ao redor da cúpula, as quais faziam parte do projeto original do arquiteto que a projetou”, completa a guia.


Catedral da Sé

Aos 67 anos, a Catedral da Sé tem muitas histórias para contar e celebrar. O monumento faz parte da antiga São Paulo e é considerado o maior construído no estilo neogótico no país e está entre um dos grandiosos ecléticos do mundo. O espaço de tanta crença e de belíssimos elementos arquitetônicos comemorou, em junho, cinco anos de tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT).

A preservação da história da cidade de São Paulo e do espaço continuam eternizados na história do estado por meio do registro do imóvel, estabelecido no 4º Oficial de Registro de Imóveis de São Paulo, no número do inventário 132-10.030.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/SP
Voltar