Postado por Julio Silva Com o objetivo de sensibilizar os municípios do estado de São Paulopara a problemática do analfabetismo e para promover o Programa Brasil Alfabetizado, implementado pelo MEC-Ministério da Educação, aconteceu em Registro, nos dias 03 e 04 de março o evento para toda a regiãodo Vale do Ribeira sobre o Projeto “Compromisso: São Paulo, Analfabetismo Zero”. Esse foi o 7º Encontro Regional, dos 12 programados no projeto, e que é realizado pela Representação do MEC em São Paulo, em cooperação técnica com a UNESCO-Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e em parceria com a UNDIME-União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a UPCME-União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação. Estiveram presentes no evento, a prefeita de Registro, Sandra Kennedy, o representante do escritório da UNESCO em São Paulo, Moonei Marsico, o Diretor do Departamento da Educação de Registro, Yoshinori Oki Miura, a representante do MEC em São Paulo, Iara Bernardi, a diretoria da UPCME, Vilma Campos Machado Costa e o Coordenador do Fórum Paulista de JA-Educação de Jovens e Adultos, Ionilton Aragão, além de representantes de alguns municípios da região. No primeiro dia foram abordados temas como o analfabetismo no Brasil, em São Paulo e no Vale do Ribeira. Atualmente Registro tem a taxa de analfabetismo mais baixa da região com 8,6 e o diretor do Departamento Municipal de Ensino, Yoshinori Oki Miura, já se comprometeu a instalar o Programa Brasil Alfabetizado na cidade o mais breve possível. Para a representante do MEC no Estado de São Paulo, Iara Bernardi a notícia é excelente. “Infelizmente nessa região não existe nenhuma cidade que está no programa e eu não vejo um porque para isso afinal de contas, o Governo ajuda com a merenda dos alunos, o transporte e o material didático. O município só precisa oferecer os professores – que já fazem parte da rede e ganham um auxílio pelas aulas e o prédio”. E completa “Não existe política de desenvolvimento que não passe pela educação”. O MEC propõe que o curso de alfabetização de jovens e adultos tenha duração de no mínimo 6 a 8 meses. Para a representante, se existe um Estado que pode se livrar do analfabetismo é São Paulo. “Desde 96 o Estado não faz classes de alfabetização. Poderia ser meta paulista, mas é meta municipal”, afirma. Segundo o consultor do projeto, Artur Costa Neto,o estado de São Paulo tem o 2º maior número de analfabetos do Brasil. “O analfabetismo é uma das questões que mais nos entristece”, disse a prefeita Sandra Kennedy a respeito do problema. Para o diretor do Departamento da Educação, Yoshinori Oki Miura, “a saúde e o trabalho tem relação com a educação. Hoje em dia esse assunto também está muito ligado ao desenvolvimento”. O evento também tratou da possibilidade de uma administração se encaminhar para zerar o analfabetismo até o final do mandato e da necessidade da criação de um plano municipal que apresente as medidas que serão adotadas. No primeiro dia foram realizados alguns seminários e palestras sobre o analfabetismo, abordagens pedagógicas e programas de educação. Já no segundo dia, o encontro proporcionou a troca de experiências e levantamento de dados para se elaborar um plano de ação eficiente em cada município. Outro diagnóstico apontado é que é importante que se leve em consideração que a alfabetização não está apenas ligada a educação,mas também a outros assuntos que fazem parte da problemática da sociedade. “Os índices de mortalidade infantil estão ligados a educação. Precisamos melhorar os indicadores da educação”, afirmou a representante do MEC, Iara Bernardi. O projeto “Compromisso: São Paulo, Analfabetismo Zero” teve seu início em 2008 e tem o objetivo de incentivar as prefeituras a aderirem ao Programa Brasil Alfabetizado ou estabelecer condições para que os municípios possam trabalhar em outras ações eficazes para enfrentar o analfabetismo, acompanhando o local das ações em desenvolvimento Fonte: http://diariodeiguape.com/2009/03/13/registro-adere-ao-projeto-%e2%80%9ccompromisso-sao-paulo-analfabetismo-zero%e2%80%9d/ | |||
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