Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Comunidade portadora de deficiência auditiva tem atendimento acessível garantido

Publicado em: 21/07/2022
Os surdos do Estado de São Paulo podem ser atendidos por intérpretes de libras em cartórios extrajudiciais. Empresas que não oferecem pessoas aptas ao atendimento são denunciadas
 
Todos os dias, a população portadora de deficiência auditiva enfrenta inúmeras barreiras no processo de comunicação. O acesso a diversos serviços básicos é um desafio para esses cidadãos que dependem de um atendimento via intérpretes de Libras ou um acompanhante.  As entidades públicas e privadas que não possuem um profissional adequado para realizar o atendimento aos surdos invisibilizam o acesso os serviços que qualquer ser humano necessita para viver com dignidade e ainda podem ser denunciadas. E por esta razão e com o intuito de garantir a execução da Lei 13.146/2015, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) disponibilizou o Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos da Anoreg/SP aos cartórios extrajudiciais do Estado.

“O Sistema de Libras, oferecido pela Anoreg/SP, é importantíssimo para possibilitar às serventias que não possuam funcionários aptos a se comunicar na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a atenderem, com segurança, eficiência e autonomia, os clientes e usuários da comunidade de pessoas com deficiência auditiva e de oralização da fala”, destaca o vice-presidente da Anoreg/SP, Demades Castro.

Funcionando de segunda à sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, o Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos da Anoreg/SP é uma iniciativa desenvolvida pela empresa Helpvox Connect, companhia que cria produtos com alta tecnologia voltados à inclusão e acessibilidade,  que integra o atendimento presencial no cartório a um intérprete de Libras que está disponível por videoconferência. “O sistema de atendimento em Libras nos cartórios é de suma importância para a comunidade surda, além de ser uma Lei, a mesma irá resolver as principais dúvidas que os deficientes auditivos possuem”, destaca o diretor executivo da Helpvox Connect, Cleber Santos.

O sistema está disponível às serventias associadas a Anoreg/SP desde a sua implantação em janeiro de 2016. “A informar que os Cartórios são acessíveis é de grande importância a comunidade, pois mostra a independência que os Surdos podem ter em frequentar o local”, conta o diretor executivo da Helpvox Connect. ”Muitas vezes quando os deficientes auditivos vão a um cartório sempre estão acompanhados e está companhia pode traduzir para o Surdo ou para o funcionário do cartório de uma forma totalmente diferente da realidade que podem gerar inúmeros prejuízos para todos os envolvidos e por meio do uso de nossa plataforma o surdo se torna independente e também confiante, pois os nossos intérpretes são bons profissionais e as chamadas são monitoradas através de criptografia caso haja necessidade”, completa Cleber Santos. 
 
O Sistema de Atendimento aos Deficientes Auditivos pode ser acessado pelos associados da Anoreg/SP através do site www.anoregsp.org.br, no lado inferior direito, no ícone de identificação ao deficiente auditivo. Confira o passo a passo para o acesso ao Sistema. “Todos os cartórios do Estado deveriam aderir à plataforma para possibilitar a universalidade do acesso aos serviços oferecidos pelo cartório, às pessoas com deficiência auditiva, com a autonomia que prevê e garante a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) - Lei 13.146/2015, que ratifica Convenções Internacionais sobre a matéria, das quais o Brasil foi signatário, e garante direitos de inclusão aos cidadãos portadores de alguma espécie de deficiência, prevendo sanções civis e penais a eventuais descumprimentos da referida lei”, reforça o vice-presidente da Anoreg/SP, Demades Castro.

Falta de atendimento acessível
A falta de atendimento acessível no dia a dia dos surdos inviabiliza o acesso aos serviços que qualquer ser humano necessita para viver com dignidade. E com o objetivo de garantir que todas as empresas atendam os cidadãos surdos e que cumpram a Lei 13.146/2015, a   Helpvox Connect criou o SOS Surdo, uma plataforma online 100% gratuita onde toda a comunidade surda pode denunciar a falta de acessibilidade afim de manter diversos setores da economia em conformidade com a Lei e os direitos adquiridos pela comunidade.

O SOS Surdo busca registar as reclamações dos deficientes auditivos e encaminhadas até a empresa citada na denúncia. A plataforma foi o destaque da reportagem produzida pelo SPTV1 no início desta tarde (21/07). Veja aqui.
 
Como Funciona o SOS SURDO?
Por meio da plataforma, o usuário se cadastra e pode criar uma "reclamação", indicando qual o problema e os detalhes da dificuldade que passou. Através da ferramenta ele também pode enviar fotos e vídeos para dar base ao texto enviado.

Após isso, a equipe SOS Surdo (Analistas) irá notificar a empresa enviando e acompanhando a reclamação publicada pelo usuário, a fim de sanar o problema e ajudar a empresa a estar em conformidade com a Lei.

A "Reclamação" do usuário em nossa plataforma, tem poder de declaração, caso a empresa notificada não responda a notificação além de ter a sua imagem prejudicada pelo fato ocorrido ficará sujeita a processos e punições previstas na Lei.
 
Para fazer uma denúncia e saber mais sobre a plataforma acesse aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/SP
Voltar
Compartilhe este conteúdo: