Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Cartório de São Vicente fará sua estreia no PQTA em 2022

Publicado em: 24/11/2022
Em todas edições, é normal que cartórios participem pela primeira vez do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR). Na edição de 2022, uma das serventias estreantes é o Registro de Imóveis e Anexos de São Vicente, cidade litorânea de São Paulo, cuja titularidade é de Caleb Matheus Ribeiro de Miranda.

A 18ª edição, que será realizada em 6 de dezembro, promete ser bastante especial. Isso porque o prêmio terá a maior quantidade de participantes desde o início da premiação, em 2004, com 201 cartórios participantes, superando os 181 de 2018 (14ª edição).

Ao todo, cartórios de 25 estados participarão da edição deste ano do PQTA. O destaque vai para o Mato Grosso, estado com a maior quantidade de inscritos (23), seguido pelo Ceará (22), Minas Gerais e Pará, ambos com 21. Em São Paulo, serão 15 participantes.

Para saber como foi a preparação e as expectativas para a 18ª edição do PQTA, a Anoreg/SP conversou com titulares de alguns dos cartórios participantes. Desta vez, a entrevista foi com Caleb Matheus Ribeiro de Miranda, titular do Registro de Imóveis e Anexos de São Vicente.

Anoreg/SP - Qual a importância de participar do PQTA?

Caleb Matheus – A função dos cartórios é prestar um serviço que garanta segurança jurídica. A essência da atividade é essa, e para isso são necessários conhecimentos jurídicos. Contudo, a prestação dos serviços com qualidade envolve a adoção de melhores práticas de administração e gestão. Nosso objetivo ao participar das etapas de certificação foi buscar um aprimoramento da qualidade dos serviços.

Segundo ele, a serventia decidiu participar da premiação para “avaliar a qualidade da prestação dos serviços do cartório, e a partir daí identificar oportunidades de melhoria”.

Anoreg/SP - Já participou do PQTA antes?

Caleb Matheus – Não, essa será a nossa primeira vez.

Anoreg/SP - Por que o cartório resolveu se inscrever este ano?

Caleb Matheus – Porque queremos avaliar a qualidade da prestação dos serviços do cartório, e a partir daí identificar oportunidades de melhoria.

Anoreg/SP - Quais ações e serviços são prestados pelo cartório como garantia de qualidade e eficiência na gestão e nos serviços oferecidos ao cidadão?

Caleb Matheus – Realizamos treinamentos semanais com os funcionários e reuniões periódicas. Temos ainda um setor de controle de qualidade e atendimento telefônico com empresa especializada, além de múltiplos canais eletrônicos de comunicação.

Anoreg/SP - O que pode ser feito pelo cartório para que ele continue sempre se aprimorando e oferecendo serviços de qualidade?

Caleb Matheus – Os cartórios devem buscar integrar as novas tecnologias e modalidades de prestação de serviço sem perder de vista a necessidade de garantir segurança jurídica aos usuários. Devem ser combinados os conhecimentos jurídicos, de gestão e de tecnologia para permitir um serviço cada vez melhor.

Anoreg/SP - Quais são as expectativas para o PQTA deste ano?

Caleb Matheus – A expectativa é grande. O prêmio é bem exigente. Estamos trabalhando com afinco para alcançar nosso melhor resultado.

Fonte: Assessoria de imprensa Anoreg/SP
Voltar