Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Corregedor-Geral da Justiça de SP destaca importância do PQTA: “Participação é um norte para a melhoria geral do serviço”

Publicado em: 22/02/2024
A Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) realizou, em dezembro de 2023, em Brasília/DF, a 19ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). A premiação, considerada a principal da atividade extrajudicial, busca reconhecer a excelência de gestão e a qualidade no atendimento das unidades de Notas e de Registros. Em São Paulo, 19 cartórios foram premiados nas categorias Prata, Ouro e Diamante.
 
Na categoria Diamante foram premiados as seguintes serventias: Terceiro Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Bauru; Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema; 2º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Guarulhos; Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas de Ibaté; 1º Oficial de Registro de Imóveis de Ribeirão Preto; Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São José do Rio Pardo; 22º Tabelião de Notas da Capital; 2º Tabelião de Notas da Capital, Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Vicente; Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do 30º subdistrito – Ibirapuera; 1º Cartório de Notas e Protesto de São Carlos; e Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Taubaté.
 
Já na categoria Ouro, foram premiados: 1º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Mogi Mirim; Oficial de Registro de Imóveis e Anexos de Orlândia, Registro Civil e Tabelionato de Notas de Pereiras; Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de São Vicente; e Tabelionato de Notas e Protestos de Letras e Títulos da Comarca de Urânia. Por fim, na categoria Prata, receberam o prêmio: Oficial de Registro Civil e Tabelião de Notas de Jumirim, Comarca de Tietê; e Primeiro Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de São Bernardo do Campo.
 
Demades Mario Castro, vice-presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), destacou a importância do PQTA e os quesitos avaliativos da premiação.
 
“O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), mais que uma premiação, é um completo diagnóstico empresarial da estrutura do cartório, da prestação de seus serviços e de sua influência na sociedade. Neste ano de 2023, o PQTA completou 19 anos de existência e premiou, com seriedade e rigidez de conceitos, diversos cartórios, em todas as Regiões do Brasil, que atingiram o nível de excelência em seus sistemas de gestão de qualidade, sempre voltados ao aprimoramento contínuo de seus serviços e de sua função social. O PQTA acaba sendo um valiosíssimo selo de garantia de qualidade e de prestação de serviços de excelência no meio notarial e registral”, declarou.
 
O PQTA 2023, que contou com o apoio da Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Apcer Brasil, teve como objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atenderam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários.

Na 19ª edição do prêmio, os cartórios foram avaliados com base em dez critérios diferentes. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Menção Honrosa, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação, cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria, com uma comparação com os demais concorrentes, e a Anoreg/BR publica um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.

Diante da importância da premiação para a atividade extrajudicial, a Anoreg/SP passou a investir cada vez mais em treinamentos presenciais por todo o Estado de São Paulo. Um exemplo disso é o curso Gestão, Qualidade e Prática – Treinamento de Alta Performance Extrajudicial, que surgiu com o objetivo de melhorar a gestão dos cartórios, principalmente por parte da equipe, com medidas e ações que visam a excelência na prestação dos serviços para a população, e que hoje está em sua segunda temporada. Até o momento, o treinamento já passou mais de 60 cidades paulistas.

Como dito acima, o PQTA tem sua importância reconhecida por diferentes setores do Poder Judiciário brasileiro. Em entrevista à Anoreg/SP, o corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, declarou que a participação na premiação é “um norte para a melhoria geral do serviço em outras unidades”. Confira abaixo a entrevista completa.

Anoreg/SP - Qual a importância da premiação?

Des. Francisco Eduardo Loureiro - A premiação é o reconhecimento da adoção de boas práticas e o estímulo a que todos os notários e registradores as sigam e melhorem a qualidade e eficiência do serviço prestado.

Anoreg/SP - Como o senhor avalia os critérios avaliados durante as auditorias?

Des. Francisco Eduardo Loureiro - Os critérios são adequados, porque são objetivos e voltados à adequação das instalações, atendimento ao público e qualidade do serviço prestado.

Anoreg/SP - Qual a importância dos cartórios de participarem desse tipo de premiação? É válida pensando no desenvolvimento da atividade extrajudicial e no atendimento ao cidadão?

Des. Francisco Eduardo Loureiro - Sem dúvida a participação na premiação, com indicação de novas práticas e procedimentos, é um norte para a melhoria geral do serviço em outras unidades.

Anoreg/SP - O senhor recomenda a participação dos cartórios no prêmio?

Des. Francisco Eduardo Loureiro - Recomendo, pois revela o compromisso do oficial delegado com o exercício de sua atividade e o desejo de melhorar sempre os serviços prestados à população.

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/SP
Voltar