Home Notícias

Anoreg/SP visita: 25º Tabelionato de Notas da Capital celebra 60 anos de história com inauguração de nova sede

Publicado em: 05/12/2024
O 25º Tabelionato de Notas da Capital, localizado no bairro da Lapa, zona oeste de São Paulo (SP), completou 60 anos de existência em 2024. Para celebrar a data, a tabeliã Letícia Araújo Faria, que está à frente do Cartório desde outubro do ano passado, reuniu amigos e clientes do bairro neste mês de novembro em um evento que marcou a inauguração oficial da nova sede.

Fundado em 13 de junho de 1964, o 25º Tabelionato de Notas de SP é uma referência na prestação de serviços notariais para a comunidade da Lapa. A nova sede do Cartório, localizada na Rua Jeroaquara, nº 280, esquina com a Rua Roma, nº 553, representa um marco na história da atividade extrajudicial e também do bairro, oferecendo um ambiente mais moderno, confortável e acessível para os clientes e colaboradores.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) visitou as novas instalações do 25º Tabelionato de Notas da Capital e aproveitou para bater um papo com a tabeliã Letícia Faria.

O ingresso na atividade extrajudicial

Letícia Faria iniciou sua trajetória na atividade extrajudicial em 2017, ao assumir o Registro Civil e o Tabelionato de Notas de Rifaina, no interior de São Paulo, por meio do 10º Concurso. Por lá, a tabeliã permaneceu cerca de sete anos.

A história de Letícia Faria no 25º Tabelionato de Notas de SP começou em 30 de outubro de 2023, quando assumiu a serventia oficialmente após ser aprovada em 10º lugar no 12º Concurso.

A tabeliã, primeira concursada a assumir o 25º Tabelionato de Notas de SP ao longo de suas seis décadas de existência, conta que a atividade extrajudicial está em seu sangue:

“Eu sou filha de registradora civil. Minha mãe é titular do Registro Civil das Pessoas Naturais de Cássia, em Minas Gerais, cidade onde nasci. Além de ser titular atualmente do 25º TN, sou professora, sócia fundadora de cursos preparatórios para concursos públicos da Salomão Concursos e professora de pós-graduação em Direito Notarial. Além disso, tenho um livro publicado pela Editora Foco sobre Inventários Extrajudiciais”, contou.

A nova sede

A tabeliã explicou os motivos que a levaram a buscar uma nova instalação para o 25º Tabelionato de Notas de SP. Segundo ela, o prédio anterior não atendia ao crescimento do Cartório nem às demandas da população.

“A serventia estava instalada no mesmo lugar por aproximadamente 50 anos, sem qualquer mudança ou evolução. O prédio já não comportava o crescimento do cartório nem as demandas da população. A equipe não se atualizava, e havia dificuldades na prática de novos atos. Ingressei com um plano de aperfeiçoamento e treinamento constante da equipe, além de buscar um prédio maior. Conseguimos e nos mudamos de sede, sendo que atualmente contamos com instalações novas, tecnológicas, aconchegantes e adequadas para o bom atendimento da população”, disse Letícia Faria.

Atualmente, o Cartório é composto por uma equipe formada por 48 colaboradores, que realizam, em média, 20 mil atos por mês.

“Prestar um bom serviço no Cartório é fundamental para garantir o acesso da população a direitos e deveres de forma ágil, segura e transparente. Os Cartórios são responsáveis por serviços essenciais, protegendo o patrimônio das pessoas e garantindo segurança jurídica nas transações”, destacou.

Desafios na prestação dos serviços

Quando questionada sobre os desafios encontrados na prestação dos serviços, Letícia Faria afirmou que eles estão concentrados em “garantir a eficiência e a acessibilidade diante de uma crescente demanda e das limitações de recursos humanos”.

“O atendimento de qualidade exige funcionários bem treinados e atualizados sobre as leis e procedimentos. A constante atualização do quadro de funcionários e o investimento na capacitação são fundamentais para assegurar um bom atendimento e evitar falhas, o que demanda uma gestão eficiente e atenta o tempo todo. Além disso, o desafio central é equilibrar a complexidade dos processos e a demanda crescente com a necessidade de modernização, garantindo que todos tenham acesso rápido, eficiente e seguro aos serviços extrajudiciais”, acrescentou.

O 25º Tabelionato de Notas de SP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Quer receber uma visita em seu cartório também? Escreva um e-mail para imprensa@anoregsp.org.br e deixe telefone ou WhatsApp para contato.

Fonte: Gabriel Dias para Assessoria de Comunicação Anoreg/SP
Voltar