Home Notícias

Eterno Rei do Futebol: morte de Pelé completa dois anos

Publicado em: 27/12/2024
A morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa exatamente dois anos no próximo domingo. O Rei do Futebol, chamado assim por ser considerado o maior jogador de todos os tempos, faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos de idade, por falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon.

Carreira no futebol

Nascido em Três Corações, em Minas Gerais, Pelé teve suas primeiras oportunidades no futebol na cidade de Bauru, no interior de São Paulo. O ex-jogador passou pelo Ameriquinha e pelo Bauru Atlético Clube antes de chegar ao Santos, em 1956.

Com 1.283 gols na carreira, Pelé foi multicampeão por onde passou. Com a camisa do Santos, o craque conquistou seis títulos do Campeonato Brasileiro, duas Libertadores da América, dois Mundiais Interclubes e dez Campeonatos Paulista, além de ser o maior artilheiro da história do clube. Já com a camisa da amarelinha, o rei conquistou três Copas do Mundo em 1958, 1962 e 1970, sendo até hoje o único atleta a conseguir esse feito.

Individualmente, Pelé recebeu o prêmio da Bola de Ouro, da revista France Football, em sete oportunidades, nos anos de 1958, 1959, 1960, 1961, 1963, 1964 e 1970.

Eternizado

Pelé foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, onde ganhou um mausoléu especial, inaugurado em maio de 2023. O espaço possui 200 m² e conta com duas estátuas de tamanho real do ex-jogador feitas de latão, piso coberto de grama sintética e, nas paredes, um grande papel simula a torcida do Santos. O espaço é aberto para visitas ao público.

O último ato civil do Rei Pelé foi registrado no dia 30 de dezembro de 2022, em São Paulo. O atestado de óbito, lavrado pelo 30º Registro Civil e Tabelionato de Notas do Ibirapuera, na capital paulista, colocou um ponto final em sua trajetória.

A certidão traz a data e hora exatas da morte: 29.12.2022 às 15h27. O documento também indica a causa: insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon.

Ao contrário das polêmicas de sua certidão de nascimento, onde o nome do Rei aparece grafado com a letra i – Edison – a certidão de óbito traz o nome pelo qual o jogador se tornou mundialmente conhecido: Edson Arantes do Nascimento.

Fonte: Gabriel Dias para assessoria de comunicação Anoreg/SP
Voltar