Home Notícias

Reta final do 2º ENAC: inscrições se encerram nesta quarta (13/8), às 16h

Publicado em: 12/08/2025
As inscrições para o 2º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC) se encerram, nesta quarta-feira (13/8), às 16h (horário de Brasília-DF), no portal da Fundação Getulio Vargas. A prova, em etapa única e do tipo objetiva, será aplicada no dia 28 de setembro em todas as capitais do país. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.
 
De acordo com o Edital de Abertura do 2º ENAC, a previsão é que o resultado do certame seja homologado ainda este ano, no dia 15 de dezembro.
 
O ENAC tem caráter eliminatório, não se aplicando como classificatório. A habilitação no Exame Nacional é pré-requisito para que candidatas e candidatos possam participar dos concursos públicos para vagas de titularidades de cartórios notariais e de registro, realizados pelos tribunais de justiça.
 
Podem se inscrever no ENAC pessoas que tenham concluído a graduação no Curso de Direito, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), ou tenham exercido, por no mínimo dez anos, função em serviços notariais ou de registros.
 
Edital de Retificação n. 01/2025 trouxe uma novidade com relação ao 1º ENAC. A pessoa inscrita como quilombola poderá participar do certame nos mesmos termos de participação das pessoas inscritas como negra, indígena ou com deficiência. A modificação atende ao disposto na Lei n. 15.142/2025 e no Decreto n. 12.536/2025.
 
Habilitação por seis anos
 
Da mesma forma que no 1º ENAC, a prova do 2º ENAC será constituída por cem questões das disciplinas: Direito Notarial e Registral, Constitucional, Administrativo, Tributário, Civil, Processual Civil, Penal, Processual Penal, Empresarial e Conhecimentos Gerais.
 
A habilitação no 2º Exame Nacional dos Cartórios terá validade de seis anos, contados da data da homologação do certame, prevista para o dia 15 de dezembro.
 
Serão habilitados, os candidatos e as candidatas que obtiverem resultado igual ou superior a 60% de acertos na prova ou, no caso de pessoas autodeclaradas negras, indígenas, quilombolas ou com deficiência, igual ou superior a 50% de acertos.
 
Para obter mais informações sobre o Exame Nacional dos Cartórios, acesse a página do ENAC no Portal do CNJ.
 
Agência CNJ de Notícias
Voltar