Sustentabilidade deixou de ser tendência para se tornar responsabilidade institucional. E os Cartórios brasileiros têm a oportunidade de transformar esse compromisso em ação concreta por meio da adesão ao Selo CO2Free – Neutralização de Carbono.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (RARES-NR), a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP) e a Green Farm CO2 Free, empreendimento localizado no Pantanal sul-mato-grossense. Mais do que um selo, trata-se de uma certificação que posiciona os Cartórios como protagonistas em uma agenda estratégica: a mitigação das mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Sustentabilidade com impacto real Ao aderir ao projeto, o Cartório tem suas emissões de carbono mensuradas e neutralizadas. As informações são consolidadas pela RARES-NR e convertidas em projetos de redução ou remoção de gases de efeito estufa. O resultado é a geração de Créditos de Carbono certificados, assegurando que a serventia esteja alinhada às melhores práticas ambientais reconhecidas internacionalmente. Além da neutralização das emissões, o Cartório participante recebe:
A Floresta dos Notários e Registradores O projeto também é responsável pela criação da Floresta dos Notários e Registradores do Brasil, uma área preservada de 43 mil m² que integra três importantes biomas nacionais: Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. É nessa área que são gerados os Créditos de Carbono que compensam as emissões das serventias participantes, transformando compromisso ambiental em preservação concreta. Como participar A adesão é simples e acessível. O valor anual é de R$ 500,00. Para Cartórios que já possuem o Selo RARES-NR de Responsabilidade Socioambiental, a taxa é reduzida para R$ 250,00. Ao integrar o Selo CO2Free, o Cartório demonstra que sua atuação vai além da segurança jurídica: contribui também para a segurança ambiental das próximas gerações. Os interessados podem acessar o site da RARES-NR (rares.org.br) e iniciar o processo de adesão. AssCom ANOREG/BR e RARES-NR | ||
| Voltar | ||