![]() Fundado em 18 de julho de 1942, o 3º Tabelião de Notas e de Protesto de Rio Claro acumula mais de oito décadas de história prestando serviços essenciais à população da região. Desde 2013, a serventia está sob a titularidade da tabeliã Hérika Destri Cunha, responsável por promover uma grande transformação estrutural, administrativa e cultural na serventia, consolidando um modelo de gestão pautado pela excelência, inovação e atendimento humanizado.
Natural da cidade de Catanduva, a tabeliã é formada em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP) e ingressou na atividade extrajudicial após aprovação no 7º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo. Antes de assumir o Cartório rio-clarense, atuou como titular em Pitangueiras, onde iniciou sua trajetória na atividade. Ao longo dos últimos anos, o 3º Tabelião de Notas e de Protesto de Rio Claro investiu em gestão de pessoas, compliance, modernização de processos e ações de responsabilidade social, aproximando-se cada vez mais da população local. Atualmente, a serventia conta com 22 colaboradores e realiza diariamente em torno de 180 atendimentos. Em entrevista à Anoreg/SP, Hérika Destri Cunha compartilhou sua trajetória profissional, os desafios da atividade extrajudicial e a evolução da serventia ao longo dos anos. Confira: Anoreg/SP – Quando você assumiu o Cartório e como foi sua trajetória até chegar à titularidade? Hérika Destri Cunha – Assumi a serventia em 1º de julho de 2013, após ser aprovada em 6º lugar no 8º Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo. Sou natural de Catanduva e decidi cursar Direito por influência do meu pai e porque enxergava na profissão diversas possibilidades de atuação. Formei-me em 2001 pela UNIRP e, ainda durante a faculdade, já havia decidido que seguiria a carreira dos concursos públicos. Após quase três anos na advocacia, fui aprovada no concurso para escrevente técnico judiciário e passei a atuar junto ao Juizado Especial Cível da Comarca de Catanduva. Paralelamente ao trabalho, mantive uma rotina intensa de estudos. Prestei o 4º Concurso para Outorga de Delegações em 2006 e fui aprovada, embora não tenha escolhido nenhuma serventia naquela ocasião. Depois participei de novos concursos e, no 7º Concurso, tive a oportunidade de assumir a serventia de Pitangueiras (SP), onde iniciei minha trajetória na atividade extrajudicial. Posteriormente, fui aprovada novamente no 8º Concurso e assumi o 3º Tabelião de Notas e de Protesto de Rio Claro, onde permaneço até hoje. Anoreg/SP – Como encontrou a serventia quando assumiu e quais mudanças foram implementadas ao longo dos anos? Hérika Destri Cunha – Quando assumi a serventia, encontrei um Cartório que enfrentava dificuldades relacionadas à gestão, à estrutura física e à percepção da sociedade sobre os serviços prestados. Uma das primeiras medidas foi a mudança da sede da unidade, além de adequações na equipe e nos processos internos. Em 2016, iniciamos um trabalho estruturado de gestão voltado tanto para pessoas quanto para processos. Criamos um Manual de Ética e Conduta, um Manual de Integridade e Compliance, mapeamos processos, elaboramos procedimentos operacionais e passamos a investir fortemente na gestão de pessoas, com pesquisas de clima organizacional, treinamentos, reuniões periódicas e ações de integração. Nosso principal objetivo era mostrar à sociedade que o Cartório exerce uma função pública essencial e que está ao lado do cidadão, oferecendo segurança jurídica, orientação e acolhimento. Anoreg/SP – O Cartório também desenvolve ações voltadas à comunidade? Hérika Destri Cunha – Sim. Ao longo dos anos procuramos estreitar os laços com a população por meio de diversas iniciativas sociais e ambientais. Realizamos campanhas de arrecadação de leite para entidades assistenciais, promovemos ações de Natal Solidário com distribuição de brinquedos para crianças carentes e mantemos a tradição da distribuição de mudas de árvores aos usuários no Dia da Árvore, incentivando a preservação ambiental. São ações que reforçam nosso compromisso com a comunidade e ajudam a aproximar ainda mais a população da atividade extrajudicial. Anoreg/SP – Qual a importância de prestar esses serviços para a população? Como você enxerga isso? Hérika Destri Cunha – Para mim, exercer a atividade notarial é muito mais do que exercer uma atividade jurídica; é ter a oportunidade de contribuir diariamente para a vida das pessoas, das famílias e das empresas da nossa comunidade. Ao longo da minha experiência no Cartório, pude perceber que cada atendimento carrega uma história, uma necessidade e uma expectativa. Muitas vezes, o cidadão chega ao Cartório em momentos importantes da sua vida, seja para formalizar um negócio, organizar seu patrimônio, fazer um testamento ou buscar uma solução para a situação que está vivendo. Nosso papel é oferecer segurança jurídica, orientação e confiança para que essas decisões sejam tomadas com tranquilidade. Acredito que a grande importância da atividade extrajudicial está justamente na sua capacidade de prevenir conflitos e proporcionar soluções ágeis e seguras. Atuamos, portanto, de forma preventiva, ajudando a dar validade e segurança aos atos jurídicos. Já no Protesto, contribuímos para o fortalecimento das relações econômicas, promovendo a recuperação de crédito e incentivando a adimplência, o que beneficia toda a sociedade. Enxergo nossa atuação como um verdadeiro serviço à população, na verdade um direito fundamental. Temos a responsabilidade de unir a tradição e a credibilidade da atividade notarial com a busca constante por inovação, eficiência e atendimento humanizado. É muito gratificante saber que, por meio do nosso trabalho, conseguimos facilitar a vida das pessoas, fortalecer a segurança jurídica e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Essa é uma missão que exerço com muito orgulho, responsabilidade e comprometimento, sempre buscando que o cartório seja reconhecido não apenas pela excelência técnica, mas também pela proximidade, acolhimento e confiança que transmite à população. Anoreg/SP – Qual o principal desafio encontrado na prestação dos serviços? Hérika Destri Cunha – O principal desafio na prestação dos serviços extrajudiciais é acompanhar as constantes alterações e exigências legislativas, que acabam instituindo uma gama enorme de obrigações administrativas que precisam ser adequadas à rotina do cartório. Além disso, também vivemos um momento de grandes transformações tecnológicas e de crescente expectativa por parte dos usuários, que buscam serviços cada vez mais rápidos, acessíveis e eficientes. O desafio está em conciliar essa necessidade de modernização com o rigor técnico e a responsabilidade que a atividade notarial exige, garantindo que cada ato seja praticado com grande rapidez, mas com absoluta segurança e observância da legislação. Também enxergo como desafio permanente aproximar o cartório da população, esclarecendo a importância dos nossos serviços e demonstrando que nossa atividade não se trata da prática de atos burocráticos, mas que somos agentes de prevenção de conflitos e de promoção da segurança jurídica, desempenhando um papel essencial na garantia da paz social. Por isso, buscamos investir continuamente em capacitação da equipe, inovação tecnológica e aprimoramento dos processos, sempre com foco na excelência do atendimento. Acredito que o grande desafio é justamente equilibrar tradição e inovação, preservando a confiança que a sociedade deposita nos cartórios, ao mesmo tempo em que oferecemos soluções cada vez mais eficientes e alinhadas às necessidades dos usuários. Anoreg/SP – Há alguma história marcante no Cartório que gostaria de compartilhar? Hérika Destri Cunha – Ao longo dos anos, vivenciei diversas situações marcantes, mas uma que sempre me faz refletir sobre a importância da nossa atividade envolveu uma família que enfrentava um momento de grande dificuldade após o falecimento de um ente querido. Além da dor da perda, havia preocupações relacionadas à regularização da documentação e à organização do patrimônio da família. Por meio da orientação adequada e da realização dos atos necessários de forma ágil e segura, conseguimos auxiliar na solução de questões que, se não fossem tratadas naquele momento, poderiam gerar conflitos e insegurança no futuro. Essa experiência reforçou em mim a percepção de que o trabalho realizado no cartório vai muito além dos documentos e procedimentos. Estamos lidando diariamente com pessoas, histórias de vida e momentos importantes, muitas vezes delicados. Quando conseguimos oferecer segurança jurídica, orientação e acolhimento, contribuímos não apenas para a formalização de um ato, mas também para trazer tranquilidade e confiança aos cidadãos. São situações como essa que me lembram da relevância da atividade notarial e de protesto e do compromisso que temos com a população. É muito gratificante perceber que nosso trabalho pode fazer a diferença e impactar diretamente a vida das pessoas. Quer ter a história do seu Cartório contada? Escreva um e-mail para imprensa@anoregsp.org.br e deixe telefone ou WhatsApp para contato. Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg/SP | ||
| Voltar | ||