Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

"Cartório SP" - o site oficial dos Cartórios do Estado de São Paulo

Publicado em: 24/09/2015
O "Cartório SP" é o site oficial dos Cartórios do Estado de São Paulo e foi desenvolvido por iniciativa da ANOREG/SP com o apoio das entidades representativas de cada especialidade do serviço.
Neste portal o cidadão tem acesso às informações para os atos de cada especialidade de cartório, além do direcionamento aos serviços prestados diretamente pelos cartórios que já estão disponíveis na internet.
Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público, após aprovação em concurso público de provas e títulos (Constituição Federal, artigo 236 e § 3º). Ou seja, cartório não passa de pai para filho. O concurso público para titular de cartório é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado, sendo que maiores informações poderão ser obtidas no Portal do Extrajudicial.
O Notário e o Registrador são profissionais do Direito dotados de fé pública a quem é delegado o exercício da atividade notarial e de registro (Lei Federal nº 8.935/1994, artigo 3º). Os serviços são permanentemente fiscalizados pelo Poder Judiciário, que atua tanto em âmbito local como estadual, zelando para que os serviços notariais e de registro sejam prestados com rapidez, qualidade satisfatória e de modo eficiente. Atuando de forma imparcial e sob a permanente fiscalização do Poder Judiciário, Notários e Registradores garantem a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos.
Conheça aqui http://www.cartoriosp.com.br/#titulo=home
Voltar