Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Anoreg participa da Semana do Microempreendedor Individual

Publicado em: 16/04/2015
Cartórios participam da Semana do Microempreendedor Individual (MEI)
 
Anoreg/SP, IEPTB/SP e Sinoreg-SP participam da 7ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Sebrae de 13 a 18 de abril, na Praça do Patriarca, em São Paulo, oferecendo informações sobre os serviços notariais e de registro. 

O maior evento nacional do microempreendedorismo acontece simultaneamente em todo o Brasil. Os interessados participam, gratuitamente, de cursos e oficinas, assistem palestras sobre empreendedorismo, tributação e legislação, além de temas específicos, como segurança alimentar e prevenção de risco de incêndio.
 
Funcionários da Receita Federal, da Previdência Social, da Anvisa, do Corpo de Bombeiros, da Junta Comercial, de empresas de contabilidade e de instituições financeiras estão presentes nas tendas montadas em praças públicas para esclarecer as dúvidas de quem já é microempreendedor ou quer se tornar um. O objetivo é oferecer oportunidades a quem quer aprimorar sua gestão, aumentar a qualidade, a produtividade e a competitividade de sua empresa.
 
Importância da parceria entre cartórios e Sebrae
 
Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho, a parceria entre os cartórios e o Sebrae é fundamental.

“Temos de simplificar, reduzir a burocracia, fazer com que a vida do microempreendedor seja facilitada. Por isso, a aproximação com todos os órgãos públicos e privados é fundamental para tirar dúvidas. Esse é o nosso espírito, fazer com que o empresário de pequeno porte tenha facilidade e simplificação para que ele possa se dedicar à essência do seu negócio, que é o mercado e o relacionamento com seus clientes. Quanto mais facilidades ele tiver, melhor. Por isso, na semana do microempreendedor procuramos reunir todos os órgãos públicos e privados que possam ajudar a regularizar a situação do microempreendedor, a tirar dúvidas, a informar”.
 
Conforme dados do Sebrae, desde que o MEI foi criado, em 2010, 5 milhões de empreendedores atuantes em mais de 480 atividades já adotaram essa figura jurídica para se formalizar. Eles ficam sujeitos a regras simples: faturar até R$ 60 mil por ano, não possuir sociedade em nenhuma outra empresa e ter no máximo um funcionário. 

“Hoje, esses milhões de brasileiros e brasileiras são geradores de empregos, saíram da informalidade e são fundamentais na inclusão produtiva brasileira”, lembra Luiz Barretto Filho. É um segmento muito importante, gerador de renda e emprego e que representa a redução da informalidade no Brasil. Formalizar é bom, gera direitos previdenciários, tem CNPJ, permite a emissão de nota fiscal. O custo é baixo e o pagamento simplificado, ele emite uma guia com os impostos federais, estaduais e municipais e paga em torno de R$ 40,00. A formalização pode ser feita online. Não existe nada mais moderno que o microempreendedor individual. Portanto, o Sebrae e todos os seus parceiros estão muito felizes com o resultado destes últimos cinco anos, o que significou mais de 5 milhões de empreendedores individuais e, somente aqui em São Paulo, mais de 1 milhão”.

Voltar