Carregando informações, por favor aguarde...

Home Boletim Anoreg/SP on-line - São Paulo, 28/07/2010 - n. 221
Patrimônio Imobiliário de SP comemora convênio firmado com registradores imobiliários para ganhar agilidade e rapidez na identificação das propriedades do ESP
ANOREG/SP, ARISP e o Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo por seus presidentes Patricia André de Camargo Ferraz, Flauzilino Araújo dos Santos e Joaldir Reynaldo Machado assinaram, no dia 19 de julho de 2010, na sede da Secretaria de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo, convênio de cooperação técnica para o intercâmbio de informações eletrônicas com os Registros de Imóveis do estado. A parceria prevê também a realização conjunta de estudos, simpósios e seminários que envolvam temas de interesse comum às instituições convenentes.

Flauzilino Araújo dos Santos, Joaldir Reynaldo Machado e Patricia Ferraz
Flauzilino Araújo dos Santos, Joaldir Reynaldo Machado e Patricia Ferraz


Segundo Joaldir Reynaldo Machado, o acesso aos dados dos registros imobiliários proporcionará agilidade e rapidez às ações do Conselho do Patrimônio Imobiliário no sentido de identificar as propriedades do estado de São Paulo. “Quem ganha com isso é a população”.

O Registro de Imóveis na vanguarda da tecnologia

Flauzilino Araújo dos Santos relata que o Registro de Imóveis foi o primeiro serviço público a oferecer serviços pela internet, em 1997, antes mesmo que o INSS e a Receita Federal.

Da escrituração a tinta no século XIX, passando para a máquina de escrever, os processos de microfilmagem, as microfichas, o processamento de dados, e finalmente o gerenciamento de imagens e a utilização da certificação digital, o Registro de Imóveis brasileiro sempre esteve na vanguarda da tecnologia de cada época com a preocupação de manter e recuperar a informação inscrita. “Nossos antecessores usaram papel e tinta da melhor qualidade”, comenta, “por isso ainda podemos consultar os livros e as transcrições de 1847, ano de criação do 1º Registro de Imóveis da capital, do qual sou hoje o titular.”

Principais benefícios

Um dos principais benefícios do acordo, segundo a secretária técnica e executiva do Conselho do Patrimônio Imobiliário, Nanci Mendes, é a redução de custos do Estado com correio e papel.

Para Patricia Ferraz, “com a economia de papel, ganha o meio ambiente e toda a sociedade, que também é beneficiada pela agilidade dos processos, uma vez que o poder público poderá catalogar todo o acervo do patrimônio imobiliário graças à possibilidade de acesso ao sistema de Ofício Eletrônico da ARISP.”

O ex-presidente do Conselho do Patrimônio Imobiliário, Paulo Maia, foi o iniciador do processo que levou à assinatura do convênio. “Além de poupar tempo e dinheiro, o acordo vai garantir mais agilidade para cartórios e Estado”, diz. “Estou feliz porque com o apoio da ARISP o Estado deu um passo muito importante no que diz respeito à eficiência e rapidez de seus procedimentos”.