Carregando informações, por favor aguarde...

Home Notícias

Apostila da Haia – Parte 15

Publicado em: 30/09/2016
Professor da USP, Gustavo Monaco, fala sobre a prática da Apostila da Haia em Cartórios

Professor de Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Ferraz de Campos Monaco esclarece dúvidas sobre a nova atividade atribuída aos cartórios

Desde de 15 de agosto os cartórios das capitais brasileiras estão realizando o apostilamento de documento para uso nos países signatários da Convenção da Haia. Para responder dúvidas relacionadas à prática diária do processo, a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) convidou o professor associado do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Gustavo Ferraz de Campos Monaco, para falar sobre o tema.

Monaco também é livre-docente em Direito Internacional, doutor e bacharel em Direito, mestre em Ciências Político-Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e autor dos livros: Controle de constitucionalidade da lei estrangeira (Quartier Latin, 2013), Guarda internacional de crianças (Quartier Latin, 2012), A proteção da criança no cenário internacional (Del Rey, 2005), e Direitos da criança e adoção internacional (RT, 2002).

ANOREG-SP: ​Nos casos de processos judiciais, como devem ser apostilados os documentos (por peças processuais, por páginas, ou pela integralidade dos volumes)?

Gustavo Monaco: A competência para o apostilamento de peças processuais, nos termos do art. 6º, I, da Resolução nº 228, de 22 de junho de 2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), recai sobre “as Corregedorias Gerais de Justiça e os Juízes Diretores do foro nas demais unidades judiciárias, comarcas ou subsecções” por se tratarem de documentos de interesse do Poder Judiciário sempre que se estiver a formar cartas rogatórias ou os documentos necessários para se tentar obter, no exterior, eventual homologação de uma sentença brasileira que deva lá ser executada. Parece-me que, aqui, valem as mesmas considerações expedidas no 14º artigo da série.
 
Saiba mais sobre a Apostila da Haia: 
12.09 - Clique aqui e veja a 1ª parte da entrevista. 
13.09 - Clique aqui e veja a 2ª parte da entrevista. 
14.09 - Clique aqui e veja a 3ª parte da entrevista. 
15.09 - Clique aqui e veja a 4ª parte da entrevista. 
16.09 - Clique aqui e veja a 5ª parte da entrevista. 

19.09 - Clique aqui e veja a 6ª parte da entrevista. 
20.09 - Clique aqui e veja a 7ª parte da entrevista. 
21.09 - Clique aqui e veja a 8ª parte da entrevista. 
22.09 Clique aqui e veja a 9ª parte da entrevista.
23.09 Clique aqui e veja a 10ª parte da entrevista. 
26.09 - Clique aqui e veja a 11ª parte da entrevista. 
27.09 - Clique aqui e veja a 12ª parte da entrevista. 
28.09 -  Clique aqui e veja a 13ª parte da entrevista.
29.09 -Clique aqui e veja a 14ª parte da entrevista.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Voltar